14 de maio de 2008

Anemia infecciosa eqüina é discutida em Uiraúna



 O Sindicato dos Produtores Rurais de Uiraúna, realizou no mês de abril uma palestra sobre o Controle de Anemia Infecciosa e Mormo, doenças eqüinas que tem tido grande incidência da região.

 

O evento aconteceu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença de produtores rurais e autoridades do estado da Paraíba e Rio Grande do Norte, representando os seguintes municípios: Poço, Santarém, São João do Rio do Peixe,  Major Sales, Sousa, Cajazeiras e José Moura/RN. Além de técnicos da Emater e da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap).

 

A palestra foi proferida pelo técnico da Delegacia do Ministério da Agricultura, o  médico veterinário Hamilton Rocha, que abordou todos os sintomas e formas de combater as doenças. Participaram também os médico veterinários Tarciso Maia que falou sobre a legislação e o veterinário Marcus Aurélio.

 

De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Uiraúna, Helio de Eloi de Galiza, o evento foi motivado pelo alto índice da doença na região, que já alcança o topo de 20% do rebanho eqüino. O prejuízo para a os produtores rurais é grande, visto que os animais têm que ser sacrificados.

 

Galiza acredita que fruto deste trabalho é a conscientização dos proprietários dos animais. “Eles foram advertidos sobre o prejuízo financeiro e o perigo que representa para a população. Agora, devem observar melhor os animais e saber detectar as doenças para combatê-la”, disse o presidente lembrando que os proprietários de cavalos de vaquejada são os mais afetados, pois os animais são mais expostos.

 

Eudete Petelinkar – Assessoria de Comunicação Faepa/Senar