28 de agosto de 2019

CNA discute uso de informações agrometeorológicas


Jocelio Oliveira

Brasília (28/08/2019) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa na quarta (28) e na quinta (29), em Brasília, do Primeiro Encontro dos Usuários de Produtos Agrometeorológicos, na sede do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Agrometeorologia, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para coletar informações do setor para aprimorar a mensuração e gestão dos riscos climáticos para a agropecuária.

Para o coordenador de tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, a extensão territorial do Brasil é um desafio para a assertividade das atividades meteorológicas.

“A baixa cobertura de conectividade em áreas rurais é uma barreira limitante e um fator de ampliação dos custos, do acesso e da popularização do serviço, que é importante para a atividade agrícola”, ressaltou.

Para o coordenador de Produção Agrícola da CNA, Maciel Silva, a discussão é uma oportunidade para levar os anseios dos produtores em relação aos serviços meteorológicos no Brasil no primeiro dia do evento.

“O aprimoramento das ferramentas de coleta de dados meteorológicos e a facilitação de uso pelos produtores rurais são os primeiros passos. A assertividade no acompanhamento e na gestão de risco climático depende, diretamente, da qualidade da coleta desses dados”, afirmou.

Também participam das discussões representantes do ministério da Agricultura, Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Aprosoja Goiás, Aprosoja Mato Grosso e Inmet.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil