23 de junho de 2017

CNA e Apex-Brasil promovem workshop de Inteligência Comercial


ASCOM FAEPA-PB

Cerca de 40 profissionais participaram de treinamentos, palestras e debates na CNA

Brasília (22/06/2017) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promoveram, na quarta (21), um workshop de inteligência comercial para discutir as principais ferramentas e técnicas analíticas na área de comércio exterior.

Cerca de 40 profissionais dos setores público, privado e da academia participaram de treinamentos, palestras e debates sobre bases de dados e metodologias de análise de inteligência comercial.

A inteligência comercial é uma área que cresce nas empresas e organizações em todo o mundo. O termo refere-se ao processo de monitoramento, coleta, organização e análise de dados que são, então, transformados em informações estratégicas para os tomadores de decisão.

De acordo com a Superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, a inteligência comercial permite que as empresas identifiquem, de forma clara e eficiente, oportunidades e dificuldades em relação ao comércio exterior.

“O treinamento responde a uma demanda frequente das Federações de agricultura e pecuária, associações setoriais e empresas exportadoras sobre dados de comércio, bases de dados, barreiras tarifárias e não-tarifárias às exportações, mercados compradores e concorrentes”, afirmou Lígia.

O workshop na CNA incentivou a colaboração e o compartilhamento de informações entre essas diferentes entidades. Essa troca de experiências torna o ambiente de negócios mais eficiente e rico em informações, fazendo com que as diferentes cadeias agropecuárias brasileiras estejam mais preparadas para ampliar suas exportações.

Na última parte do encontro, os convidados participaram de uma oficina onde deram início a um breve estudo de inteligência comercial utilizando as bases de dados discutidas durante todo o dia.

O workshop também foi transmitido por videoconferência para Federações de agricultura e pecuária como parte de uma das ações da Rede Agropecuária de Comércio Exterior (InterAgro), projeto da CNA e da Apex-Brasil que promove capacitações em comércio exterior sobre diversas cadeias produtivas, em vários estados.

Além de técnicos da área responsável da CNA – Gabriela Coser, Pedro Henriques Pereira e Pedro Netto – também deram palestras no workshop o coordenador de inteligência de mercado da Apex-Brasil, Igor Celeste, o coordenador geral de competitividade do Ministério da Agricultura, Gustavo Cupertino, e o analista de comércio exterior da Coordenação Geral de Estatística do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Paulo Felipe Alencar.

 

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA

Publicado em: 23 de junho de 2017