20 de julho de 2012

CNA faz propostas para melhorar o seguro rural



A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou nesta semana propostas para um assunto que considera prioritário: a cobertura do seguro agrícola no Brasil. As sugestões (oito, no total) têm como base uma pesquisa feita pela entidade.

A primeira proposta é dar previsibilidade ao Programa de Subvenção ao Prêmio Seguro Agrícola, por meio de um planejamento de, no mínimo, cinco anos, e o estabelecimento de garantia dos recursos, considerado a época de liberação no calendário agrícola.

A proposta seguinte é criar um banco de dados com informações dos produtores.

O terceiro ponto é criar uma Comissão de Acompanhamento de Subvenção composta por integrantes do governo e representantes dos produtores e das seguradoras.

O quarto, ainda de acordo com a CNA, é tornar gradativamente obrigatório o seguro agrícola nas operações de crédito, estabelecendo menores taxas de juros nas operações.

A quinta proposta é criar benefícios rurais no Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) como estímulo para desenvolver boas práticas agrícolas.

A proposta seguinte é negociar a participação de estados e municípios num amplo programa de subvenção, fazendo com que verbas estaduais e municipais complementem os recursos federais.

Outra proposta é levar em consideração as diferentes necessidades regionais (culturas e riscos), além dos aspectos socioeconômicos e políticos das diferentes regiões do País.

O estudo também propõe a criação do Fundo de Reparação das Seguradoras, com o objetivo de proporcionar estabilidade e reduzir os riscos sistêmicos do programa.

Fonte: Assessoria de Comunicação da CNA