28 de outubro de 2021

CNA promove live sobre uso de energia fotovoltaica e irrigação


Jocelio Oliveira

Brasília (28/10/2021) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) promoveu, na quarta (27), uma live para discutir o uso de energia fotovoltaica (solar) na atividade irrigada.

O encontro foi moderado pelo produtor e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguaçu, Evilásio Fraga, e contou com a participação do presidente e fundador do Movimento Solar Livre, Hewerton Martins; e do sócio proprietário e diretor técnico da empresa Mecol Engenharia, Vítor Gaiardo.

Segundo Fraga, a energia elétrica é um insumo muito importante para o setor agropecuário – especialmente nas atividades de leite, suíno ou na irrigação –, mas que a cada ano se torna mais cara, representando um grande percentual do custo de produção para os produtos irrigados. Outra preocupação é a insegurança em relação às tarifas reduzidas para irrigação.

“A possibilidade e a autonomia do produtor em gerar sua própria energia para consumo na propriedade, em qualquer horário do dia e com custos conhecidos, vêm tornando a energia fotovoltaica cada vez mais atrativa para irrigação, mas precisamos entender como se dá esse processo, desde a implantação, regularização e operacionalização”, afirmou.

O presidente do Movimento Solar Livre falou sobre a regulamentação da energia fotovoltaica e a possibilidade de uso para irrigação. Ele destacou que o PL 5829 – em análise no Senado Federal – prevê uma taxação média de 30% e que os produtores interessados em investir na tecnologia devem se antecipar à nova legislação.

“Abriu-se uma janela de 12 meses e quem investir nesse período ficará na regra vigente, ou seja, a Resolução Normativa 482/2012 da Aneel, sem nenhuma taxação adicional”, disse Hewerton Martins.

Gaiardo, que trabalha com a implantação de projetos de energia fotovoltaica, ressaltou que os sistemas fotovoltaicos são uma alternativa viável pelo custo em relação aos outros modelos energéticos, além de ter como vantagens a garantia e regulação da energia.

Leia mais sobre o tema:

Energia solar: alternativa viável para o produtor rural

Geração de energia solar reduz conta de luz no campo

Assessoria de Comunicação CNA
Foto: Wenderson Araujo
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte