29 de abril de 2013

Conab divulga novo aviso de compra de milho



A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta sexta, dia 26, um novo aviso para compra de 83 mil toneladas de milho a granel. A Conab mais uma vez alongou o prazo para entrega do grão pelos vendedores em portos do Nordeste. Os lotes que serão ofertados no dia 6 de maio são remanescentes do leilão de 103 mil toneladas realizado nesta sexta, dia 26, que despertou interesse de venda apenas para 20 mil toneladas, que serão entregues entre 27 de maio a 3 de junho no terminal portuário Cotegipe, na Bahia. O preço do produto desembarcado no porto saiu a 43,85/saca.

O primeiro leilão de oferta das 103 mil toneladas para entrega nos portos, realizado no dia 17 pela Conab, frustrou as expectativas do governo. Como o prazo de entrega era curto as tradings preferiram não arriscar, pois em caso de inadimplência estavam sujeitas a multas, perda da caução e suspensão da participação nos próximos leilões, principalmente os de escoamento (PEP), que serão realizado no segundo semestre.

No leilão desta sexta, mesmo com o prazo mais alongado em relação ao primeiro pregão, as tradings se mantiveram reticentes em relação a três lotes, que serão novamente ofertados no início de maio. O primeiro lote é de 30 mil toneladas para entrega entre 6 a 13 de junho nos portos do Ceará. O segundo é de 28 mil toneladas, sendo 12 mil toneladas para entrega entre 6 a 13 de junho no porto de Cabedelo (PB) e outras 12 mil no porto de Natal entre 15 a 21 de junho. O terceiro lote é de 25 mil toneladas para desembarque entre 6 a 18 de junho em Recife.

Fonte: Estadão