28 de julho de 2011

Conselho de Defesa Agropecuária se reúne na Paraíba



Aconteceu, na última terça-feira, 26/07, no auditório da FAEPA, a 1ª reunião extraordinária do Conselho de Defesa Agropecuária da Paraíba. O evento, que reuniu diversas entidades representantes do setor rural da Paraíba, teve como objetivo discutir a reestruturação do Conselho diante da gravidade da situação da Defesa Agropecuária no Estado.

O Conselho, que existe desde 2006, possui composição interinstitucional de caráter operativo e consultivo, dando suporte ao sistema de Defesa Agropecuária, por meio da organização das entidades interessadas do Estado. A entidade atua na discussão de questões como sanidade animal, vegetal, sua relação com o meio ambiente e a segurança alimentar. Além disso, prevê o cumprimento das exigências estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para que a Paraíba mude o seu status sanitário, de médio risco para livre da doença da febre aftosa, com a vacinação.

Dentre os presentes no evento estiveram o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, o superintendente Federal de Agricultura na Paraíba, Hermes Ferreira e o secretário executivo da Defesa Agropecuária, Marcos Caldas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, ressaltou o objetivo da reestruturação do Conselho de Defesa Agropecuária no Estado. “Nós queremos que o Conselho sirva para o diálogo permanente entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Governo do Estado e o setor produtivo. Precisamos construir a aplicação dos nossos recursos financeiros e através do diálogo, decidir o rumo da Defesa Agropecuária na Paraíba”, afirmou.

O presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, afirma que, apesar da constante luta com a ajuda do governo e dos produtores rurais do Estado para que a questão da defesa sanitária seja um assunto prioritário na Paraíba, faltam ações para que de fato isso aconteça. ”Tenho andado por todo o Brasil, principalmente pelo Nordeste, e vejo as coisas acontecerem nos Estados vizinhos e me pergunto, ‘por que não acontece na Paraíba’? Faltam ações do Governo e cobrança do nosso setor. Estamos vivendo um momento ímpar, é só a gente acreditar e lutar para que as coisas aconteçam”, afirmou Mário Borba.

Segundo o secretário executivo da Defesa Agropecuária, Marcos Caldas, o Conselho servirá como fórum de discussão para discutir os problemas e buscar soluções. “Em nossos ombros reside a grande responsabilidade, com o apoio do Governo do Estado, para que a Paraíba avance. Queremos que os desafios apareçam para que possamos solucioná-los”, disse. Ainda de acordo com Marcos Caldas, o Conselho está assinando com o Governo do Estado recursos da ordem de R$ 14 milhões.

A reunião do Conselho de Defesa Agropecuária da Paraíba fez parte da 1° Semana Estadual da Agricultura, que vem acontecendo no período de 26 a 31 deste mês com atividades realizadas em todo Estado.

Próxima reunião

O 2º encontro do Conselho de Defesa Agropecuária do Estado está marcado para o dia 09/08, às 14 h, no auditório da FAEPA. Os representantes das entidades visam avaliar a situação da Defesa Agropecuária e apresentar o projeto que está sendo feito com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6050/9988 6475