23 de abril de 2009
Defesa Agropecuária x Paraíba
O Conselho Superior de Agricultura e Pecuária da Paraíba “Rural Paraíba” se reuniu no último dia 07, com o Secretário de Agricultura do Estado, o Sr. Ruy Bezerra, para a discussão de assuntos relacionados à Defesa Agropecuária do Estado da Paraíba.
Estiveram presentes na reunião, os representantes da FAEPA, SENAR-PB, APACCO, Núcleo dos Criadores de Pônei, EMATER-PB, ABC Sindi, GEDA/SEDAP, SFA-PB/MAPA, ABC Girolando, Sociedade Rural da Paraíba e ASPLAN.
O Coordenador do GEDA/SEDAP, Dr. Ricardo Leite, apresentou um resumo da atual situação em que a defesa agropecuária do estado se encontra e o Dr. Hermes Ferreira, Superintendente da SFA-PB, apresentou prazos e pontos a serem trabalhados até a data da auditoria a ser realizada pelo Ministério da Agricultura.
O “Rural Paraíba”, entidade representativa de todos os segmentos do setor agropecuário do estado e que tem sua sede na Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – FAEPA, vem trabalhando com apoio integral do Ministério da Agricultura e Secretaria de Agricultura do Estado da Paraíba, visando sanar os problemas apontados e mudar para a classificação zona de médio risco.
Desde 2006 o Brasil não registra circulação do vírus da febre aftosa, mas, segundo a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), os estados do Piauí, do Ceará, da Paraíba, de Alagoas e parte do Pará ainda não são considerados livres da doença.
A meta é que o Brasil esteja livre da febre aftosa com vacinação dos animais até o final de 2010 e que, no futuro, a vacinação não seja mais necessária.
Com vontade política e comprometimento de todos os parceiros, os serviços de defesa e inspeção sanitária serão intensificados, com o objetivo transformar a Paraíba em zona Livre de Febre Aftosa, o que irá colocar o estado em condições de comercializar seus rebanhos tanto em nível nacional quanto para exportação.
Segundo Mário Borba, Presidente da FAEPA e do Rural Paraíba, a Paraíba pode se tornar um grande exportador de genética, de animais e de produtos e subprodutos, mas para isso aconteça terá que trabalhar muito, certificar seu rebanho e oferecer as garantias sanitárias requeridas pelos principais países importadores.
No Brasil, a vacinação contra a febre aftosa é praticada em todos os estados e no Distrito Federal, com exceção de Santa Catarina, que é livre da doença sem vacinação. Na Paraíba, a campanha de 2009 contra a aftosa começou no dia 1º de abril e se estenderá até o próximo dia 30. O prazo para a entrega do comprovante de vacinação em postos autorizados pelo órgão de defesa agropecuária do estado será até o dia 10 de maio. Comprove que cumpriu com sua responsabilidade de criador! Vacine seu rebanho e comprove!
Assessoria de Comunicação
Sistema FAEPA-SENAR