7 de dezembro de 2011

Discurso – Presidente da FAEPA durante o Prêmio Mérito Rural



DISCURSO PRÊMIO MÉRITO RURAL

Discurso proferido pelo presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Antônio Pereira Borba, no dia 06 de dezembro de 2011, na Cerimônia de Entrega do Prêmio Mérito Rural 2011, realizado do Espaço de Eventos do Sebrae, em João Pessoa, PB. 

Quero cumprimentar primeiramente a Dona Clóris de Monteiro Vieira, viúva do saudoso Henrique Vieira de Albuquerque Melo. Cumprimentar as autoridades e todos aqui presentes.

Quero dirigir um cumprimento especial aos presidentes de sindicatos dos produtores rurais, que lutam diuturnamente ao nosso lado, na construção de um futuro melhor para nosso filho.

E por fim, cumprimentar as senhoras e aos senhores agraciados nesta noite, empresários, líderes, produtores, pesquisadores e instrutores, e dizer que a Paraíba deve ter muito orgulho de vocês.

Hoje o Sistema FAEPA/SENAR-PB tem a grande satisfação de realizar este evento, promovendo a premiação de personalidades e empresas que tanto fizeram e continuam fazendo pelo setor agropecuário da Paraíba.

Esse prêmio é um sonho que temos há muitos anos. Por isso, hoje é dia de festa. Hoje é dia de homenagear pessoas que, com ousadia e visão, tem se destacado em nosso estado. Então, desde já eu quero dar meus parabéns a cada um dos que serão agraciados pelo Troféu do Mérito Rural.

Os Prêmios centram-se em resultados alcançados como resultado de um desafio bem sucedido. É o reconhecimento público da qualidade das decisões, do planejamento, da distinção e divulgação de casos de sucesso, e devem, por isso, refletir e espelhar uma atitude, repartida em três pontos: chegar mais longe, fazer diferente e com mais qualidade.

Desde os tempos mais remotos é uma tradição homenagear pessoas que se destacam por seus feitos ou sua postura. Reconhecer o esforço daqueles que fazem por merecer. Pessoas, que contrariando todas as condições, conseguem vencer os desafios e superar as expectativas. Verdadeiros heróis.

Muitos segmentos promovem premiações, a exemplo da classe médica, dos empresários, e do próprio Sebrae que anualmente condecora os melhores prefeitos de cada estado e do país, dentre outros exemplos.

Em outros estados brasileiros o setor rural também vem realizando eventos como este e por isso é grande a nossa satisfação nesta noite. E somos nós, que estamos dia após dia no campo que sabemos o que está acontecendo. Muito tem sido feito aqui na Paraíba. Mas muitos de nossos heróis continuam desconhecidos, quase invisíveis.

Raramente vemos na imprensa aquilo que está dando certo, aquela propriedade rural que atinge altos níveis de produtividade, que consegue um melhoramento genético do rebanho, que desenvolve uma produção sustentável. Mas tudo isso temos aqui na Paraíba, sim!

Temos pesquisadores que são referência para todo país. Produtores rurais que dedicam uma vida toda em busca de alternativas que sejam viáveis. Temos líderes que não medem esforços na lida do bem comum e indústrias que investem em tecnologia de ponta. Além de técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos, zootecnistas, médicos veterinários e muitos outros profissionais que estão ao do produtor rural, sempre prontos a repassar seus conhecimentos.

Diversos nomes foram indicados para receber o Prêmio Mérito Rural. Nomes conhecidos e desconhecidos, pessoas jovens e outras pessoas muito experientes, empresas tradicionais e novos empreendedores. Experiências que valem a pena conhecer e divulgar. Infelizmente não podemos premiar a todos de uma só vez. Tivemos que convocar uma comissão de especial de júri para ajudar na difícil decisão. Cada nome foi analisado cuidadosamente e ninguém foi descartado. Apenas adiado para os próximos anos.

Hoje é o dia de reconhecer alguns de nossos heróis, os vencedores do Prêmio Mérito Rural 2011, na certeza que esta é apenas a primeira edição deste prêmio e que o Sistema FAEPA/SENAR-PB vai se empenhar para fazer desta cerimônia uma tradição.

Ao pensar no Prêmio o maior desafio não foi encontrar pessoas para recebê-lo, pois como já disse, temos muitos talentos. O desafio foi encontrar o nome para o Prêmio. Mas não demorou muito para nos lembrar de HENRIQUE VIEIRA DE ALBUQUERQUE MELO.

Eu queria dizer que ele foi e ainda é uma inspiração para nós. Infelizmente nos deixou muito cedo. Mas merece todo respeito e admiração porque acreditou na Paraíba quando poucos acreditavam.  Investiu na Paraíba, inovou a Paraíba. Deixou um legado. Por tudo o que já vimos na apresentação anterior.

Eu mesmo tive a oportunidade de conviver um tempo com ele e aprender muitas lições. Assim, após consultar Dona Clóris, viúva de Henrique, que foi muito receptiva a nossa proposta, decidimos dar seu nome ao troféu de maior destaque, na tentativa de tornar o prêmio Henrique Vieira de Albuquerque Melo um desejo de todos que fazem a agropecuária da Paraíba. Um incentivo para fazer ainda mais, ainda melhor.

A Paraíba está vivendo um momento delicado de transição política, porém não devemos desanimar nem nos render às pressões. Pelo contrário. É hora de arregaçar a manga e lutar ainda mais para vencer os desafios.

Nós estamos fazendo a nossa parte ao participar de dezenas de eventos a cada semana, representando os produtores ao fazer parte de conselhos, fóruns e comissões que discutem os problemas, na busca de alternativas. Sabemos, a partir da nossa própria experiência, que não podemos nos isolar, nem ficar esperando o tempo passar. No campo, só o que nasce sozinho é mato, é praga.

Estamos trabalhando muito para trazer informações ao homem do campo. Somente para ilustrar, nos últimos dez anos, o SENAR-PB realizou mais de três mil cursos, atendendo a mais de 74.000 produtores e trabalhadores rurais em toda a Paraíba.

Temos visto que a agropecuária na Paraíba é viável. É possível produzir e comercializar. É possível também industrializar para agregar valor a nossa produção. Temos instituições de pesquisa como a Embrapa, profissionais competentes, que estão prontos a fornecer inovação tecnológica. Temos também muita gente empreendedora que só precisa de apoio.

Das lições que aprendi com minhas andanças, no Brasil e no exterior, tenho uma, em especial, que ouvi na Espanha ano passado. São diretrizes, valores e princípios que temos que nos lembrar todos os dias e colocar em prática para mudar nossa realidade: Um bom projeto, boa equipe, perseverança e seriedade.

Encerro, fazendo novamente uma homenagem. Uma homenagem à família de Henrique Vieira de Albuquerque Melo, por tudo que ele representou para nós.

Parabéns, mais uma vez, aos premiados da primeira edição do Prêmio Mérito Rural. Nós sabemos que este estado tem potencial. Precisamos continuar contagiando aqueles que ainda não despertaram para todas as possibilidades que temos. Eu tenho certeza de que nós podemos ir ainda mais longe.

Muito obrigado!