24 de setembro de 2008
Estado quer vacinar mais de 1,2 milhão de bovinos
A meta da campanha, que foi lançada nesta segunda-feira (23) durante solenidade onde foram entregues também 60 veículos a Emater, é tornar a Paraíba zona livre de febre aftosa, e ganhar o reconhecimento do Ministério da Agricultura. O governador Cássio Cunha Lima convocou toda equipe do serviço de extensão rural para atuar no sentido de garantir que em 2009 seja obtido o selo de zona de médio risco da aftosa, o que vai garantir a comercialização dos produtos agropecuários em outros estados.
“A entrega desses novos veículos é mais uma parceria bem sucedida que o Governo do Estado tem com o governo do presidente Lula. Com isso, a Emater, que está presente hoje nos 223 municípios, vai poder reforçar o recadastramento em todas as propriedades rurais da Paraíba, para que se Deus quiser em abril de 2009, o Ministério da Agricultura possa fazer a auditoria e classificar a Paraíba como risco médio”, disse Cássio, acrescentando que “hoje nós temos um grau de classificação como risco desconhecido, o que não permite a abertura das fronteiras”.
Na última campanha de combate à aftosa, o Governo do Estado vacinou cerca de 960 mil animais em todo o estado. Para reforçar ainda mais a estrutura de atendimento ao produtor rural, o governador anunciou a assinatura de convênio com o governo federal no valor de R$ 5 milhões destinados a aquisição de mais 190 novas viaturas, 105 motos e 500 computadores. Também estão garantidos R$ 500 mil para a reestruturação da Feira do Produtor.
Fonte: Governo da Paraíba