13 de fevereiro de 2015
Ex-ministro reforça políticas públicas para a Agricultura
Durante o evento “Cenário atual e perspectivas para o Agronegócio: o contexto do Nordeste”, realizado nesta sexta-feira (13), em João Pessoa, o ex-ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, proferiu uma palestra sobre a atual situação do agronegócio brasileiro. Na ocasião, os secretários da Agropecuária e Pesca e Recursos Hídricos, respectivamente Rômulo Montenegro e João Azevedo Filho, apresentaram as metas do setor para o ano de 2015.
Durante sua apresentação, Roberto Rodrigues reforçou que a agricultura precisa de mais políticas públicas e ações governamentais que possam alavancar o agronegócio na região Nordeste e no Brasil, já que é o setor que mais gera empregos e é responsável por 24% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo o ex-ministro, o país vem avançando no mercado da produção de carnes de frango, bovino e suíno, mas precisa crescer nas cadeias de grãos e fruticultura. Roberto ainda destacou a atuação da ministra Kátia Abreu. “Entre os ministros que já fizeram parte do Ministério da Agricultura, Kátia Abreu é uma das que possui mais potencial para chegar à presidência da República pela luta e defesa que vem fazendo do produtor rural”, revelou.
No evento, o secretário da Agropecuária e Pesca da Paraíba, Rômulo Montenegro, apresentou as cadeias prioritárias para este ano e destacou que a pecuária, hortifruti, cana de açúcar e derivados; grãos e forragens; pesca e aquicultura, serão prioridade do seu governo. "A Paraíba é o terceiro maior produtor de cana de açúcar e o segundo maior de mamão papaia, precisamos melhorar ainda mais estes dados. Além disso, o foco da Sedap é regularizar a carne do estado e as questões sanitárias”, resumiu. Rômulo prometeu ainda retomar as exposições agropecuárias como forma de desenvolver o setor e atrair investidores.
Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (Senar-PB), Sérgio Martins, o estado avançou em reconhecer seus maiores gargalos e se mostrou comprometido em fazer um planejamento hídrico e de segurança alimentar. Para ele, a vinda do ex-ministro trouxe aos produtores e entidades do setor uma nova visão de mundo e enfatizou o tamanho da responsabilidade que o agronegócio possui. “Ser o setor responsável por aumentar em 40% a produção de alimentos do país é uma tarefa desafiadora, mas Roberto Rodrigues apresentou as tendências de mercado e mostrou que temos potencial, profissionais qualificados e recursos naturais para este crescimento”, falou o superintendente.
João Azevedo Filho, secretário de Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia (SERHMACT), apresentou o mapa da infraestrutura hídrica do estado, mostrando como acontecerá a distribuição das águas com a Transposição do Rio Francisco na Paraíba. De acordo com o secretário, serão três entradas de água, que resultam em 730 km de adutoras, o que vai beneficiar 390 municípios da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.
O evento foi realizado pelo Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) em parceria com entidades do setor como o Sistema Faepa/Senar-PB.
Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6073/6050
facebook.com/faepasenarpb
imprensa@senarpb.com.br