26 de fevereiro de 2018

Faepa defende melhorias para infraestrutura agrícola na Paraíba


Marina Cabral

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba junto com o Conselho dos Consumidores da Energiza discutiram, terça (20), os problemas do setor elétrico que atingem a zona rural. A reunião teve como objetivo criar um documento para minimizar os problemas existentes na zona rural do Estado, assim como reduzir o desemprego e as tradicionais migrações para os grandes centros.

“O documento pretende focar nos municípios que disponham de água, tanto das originadas de rios perenes, como da Transposição do São Francisco. Para melhorar a produção, será necessário puxar água dos canais e isso demanda muita energia. Queremos o apoio dos produtores rurais para cobrar dos governos melhorias na infraestrutura”, afirma o presidente do conselho, Luiz Carlos.

Para que o potencial econômico seja materializado, o Conselho busca investimentos priorizando o reforço e construção de linhas elétricas rurais para que as propriedades tenham mais energia; beneficiamento de estradas carroçais para impulsionar o comércio dentro do Estado; e ampliação do sistema de irrigação para melhorar a produção.

“O apoio das entidades rurais é muito importante pois queremos reivindicar melhor qualidade no serviço que nos ofertam. O Nordeste, em si, é muito deficitário em energia elétrica e acreditamos que mudando essa situação estaremos diante de uma região rica e produtora”, argumenta Domingos Lélis, que é Assessor da Presidência do Sistema Faepa/SENAR Paraíba e também Conselheiro Titular, representando a classe rural.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br