19 de setembro de 2019

Faepa, OAB e Camarb realizam evento sobre Mediação e Arbitragem no Agronegócio


ASCOM FAEPA-PB

A Faepa, OAB Paraíba e a Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial (CAMARB) promoveram, nesta quinta-feira (19), uma mesa redonda sobre Mediação e Arbitragem como métodos adequados na resolução de disputas no agronegócio. O evento aconteceu na sede da Faepa, em João Pessoa, e contou com a presença de advogados especialistas no assunto, além de membros da CAMARB e do Sistema Faepa Senar para debater o tema.

A mesa teve como objetivo apresentar meios alternativos que têm se mostrado eficazes e rápidos na resolução de disputas no âmbito do agronegócio, seja em trâmites internacionais relacionados à exportação de produtos como também em disputas de menor porte, ainda dentro do país.

Para Sérgio Martins, superintendente do Senar-PB, o evento demonstra um grande avanço para que as disputas no agronegócio sejam solucionadas de forma mais rápida e eficaz. “Nós do Sistema Faepa Senar visamos sempre o melhor para o produtor, e com esse evento vemos uma grande oportunidade para divulgar essa inovação não só para os profissionais de direito, mas também para produtores, presidentes de sindicatos e todos os envolvidos no meio rural”, comentou.

Segundo Soraya Nunes, Vice-Presidente da CAMARB Recife, esse evento tem o intuito de levar informação até o produtor rural sobre métodos pouco conhecidos para esse público.

“A mediação e arbitragem são muito eficazes para resolver os conflitos que surgem ao longo dos seus contratos, e isso com certeza viabilizará a continuidade das parcerias comerciais e a manutenção dos seus próprios negócios. Precisamos de pessoas qualificadas para esse trabalho e o produtor rural ora pode ser parte num procedimento desse, ora pode ser selecionado para ser o mediador ou árbitro daquela situação”, afirmou Soraya.


Napoleão Casado, doutor em Direito pela PUC-SP, reforça que o evento tem grande importância por repassar esse tipo de educação para o produtor e também para os profissionais de direito. “Os métodos só vão ser de fato bem utilizados se as pessoas estiverem educadas para utilizá-lo. Então é muito importante que as pessoas, tanto os advogados quanto os próprios produtores, primeiramente compreendam o que é para conseguir utilizar tais alternativas. ”

Encontro com presidentes de Sindicato

Outra ação com o mesmo tema foi realizada à tarde, desta vez com um grupo de presidentes de Sindicatos Rurais, que se reuniu também em João Pessoa, no Parque de Exposições. Eles vieram em comitiva para visitar a Expofeira Paraíba Agronegócios 2019 e participar de outras iniciativas de desenvolvimento corporativo.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
faepa.com.br

Publicado em: 19 de setembro de 2019