28 de abril de 2008

Faepa promove debate sobre custeio agropecuário do Nordeste



A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Paraíba (FAEPA) e a Comissão de Assuntos do Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), realizam na próxima quarta-feira (30/04), a partir das 10h00, no auditório do Sebrae de Campina Grande, uma reunião para debater a falta de uma política agrícola para a região Nordeste.  Entre os assuntos da pauta estão as linhas de crédito para os produtores rurais, em especial o Custeio Agropecuário e o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Já confirmaram presença os Senadores da Paraíba Carlos Dunga, José Maranhão e Efraim Moraes, além do Senador Flexa Ribeiro do Pará, a Senadora Sandra Rosado do Rio Grande do Norte e a Senadora Kátia Abreu do Tocantins. Participam ainda entidades públicas e de classe entre elas, a Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária do Estado da Paraíba (SEDAP), Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Superintendência Federal da Agricultura (SFA), BNB, Banco do Nordeste, Sebrae, Senar, Sescoop, Sindalcool, Asplan, UFPB, associações de produtores de diversos segmentos, sindicatos dos produtores rurais, entre outros órgãos.

O presidente da Faepa, Mário Borba, afirma que nunca houve um plano agrícola para o nordeste e a produção fica prejudicada. “Precisamos de políticas diferenciadas do sul e do sudeste, pois nossa realidade é outra. O nordeste tem se destacado na produção de diversas cadeiras produtivas, como o leite, a cana de açúcar e a fruticultura, entre outras, mas não dispõe de apoio para seu melhor desenvolvimento”, declarou.

Segundo assessor técnico da Comissão Nacional de Crédito Rural da CNA, Luciano Carvalho, que também participará da reunião, as operações de investimentos com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), e as demais linhas de crédito não suprem as necessidades dos produtores rurais, em especial dos médios. Ele explica que os Fundos Constitucionais tem vocação natural financiar investimentos, no entanto a maior demanda da região é para custeio. “Nos períodos críticos não se precisa tanto de investimento e sim de custeio, pois o produtor precisa manter seu negócio”, disse o assessor, lembrando que a região Nordeste enfrenta problemas climáticos, ora com seca ora com excesso de chuva, como acontece no momento. Nos últimos 18 anos, em 12 houveram secas ou alagamentos com grande perdas de produção.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar
 Jornalista Eudete Petelinkar – DRT 046/MS
 Fone: (83) 3241-2544 – (83) 9913-9963
 e-mail:  faepa.imprensa@faepapb.com.br;   canalrural@senarpb.com.br