22 de agosto de 2012

FAEPA promove segunda etapa do CNIS Rural



Acontece na próxima quinta-feira, 23, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA), a segunda e última etapa do treinamento do CNIS Rural, o Cadastro Nacional de Informações Sociais do meio Rural.

O CNIS Rural é um acordo de cooperação técnica que cadastra online e mapeia as informações sobre os trabalhadores rurais de todo o estado, agilizando e facilitando o acesso dos segurados especiais aos benefícios da previdência.

Segundo Felipe Nóbrega, assistente sindical da FAEPA, a primeira etapa deste treinamento foi virtual e aconteceu em abril. “Os sindicatos que estavam aptos a aderirem o Termo de Cooperação Técnica da CNA e INSS, e foram aprovados na capacitação realizada através da Plataforma do INSS, farão o fechamento deste treinamento, que agora é presencial”, afirma ele.

Felipe destaca a importância do comprometimento dos sindicatos rurais com este treinamento e os resultados que o mesmo pode proporcionar. “O cadastro é muito importante, pois permite que todas as informações estejam no INSS no momento da solicitação de um benefício. Ou seja, além dos seus dados pessoais, a sua condição de segurado especial já estará reconhecida. Além de garantir maior segurança ao reconhecimento de direitos previdenciários, o banco de dados dará agilidade à concessão de benefícios”, diz.

O treinamento será ministrado pela Assessora Técnica da CNA, Dayana Peixoto e os técnicos da Previdência Social, Caio Figueiredo e Marilene Pinto Miranda. Participarão do evento os Sindicatos Rurais de Alagoa Grande, Alagoa Nova, Campina Grande, Esperança, Guarabira, Santana dos Garrotes, São Mamede, Sapé e Uiraúna.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475