29 de novembro de 2017

Faepa realiza segunda Assembleia Ordinária com presidentes de sindicatos


ASCOM FAEPA-PB

A Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa) realizou nesta segunda-feira (27) a sua segunda Assembleia Ordinária de 2017. O encontro reuniu presidentes de 23 Sindicatos Rurais de todo o Estado, em Campina Grande. A primeira ação havia acontecido em maio, na capital, e aprovou as contas do exercício 2016.

Durante a assembleia foi votada a proposta orçamentária da Federação para o ano de 2018 e também foram debatidas questões do dia a dia da atividade agrícola, como o endividamento rural, o futuro do sistema sindical e mais recentemente o Censo Agropecuário.

“Para enfrentar esse novo contexto, vai ser preciso buscar parcerias e constituir verdadeiros agentes de negócio nos sindicatos. Precisamos buscar novas fontes de recursos, mas principalmente oferecer serviços. O produtor ainda é muito desassistido, mas o nosso Sistema é forte e representativo”, resumiu o presidente da Faepa, Mário Borba.

Integrantes do Departamento Sindical (DESIN) da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) estiveram presentes na Assembleia e à tarde ministraram palestra sobre o sindicalismo rural no contexto do fim da compulsoriedade da contribuição.

“A gente tem observado esse contexto como uma oportunidade para os sindicatos. O agronegócio brasileiro se tornou muito arrojado produtivo e pujante e as organizações que os representam precisam seguir essa mudança”, comentou o coordenador do DESIN, Wilson Brandão.

A palestra discutiu um modelo cíclico de desenvolvimento dos sindicatos que passa por cinco fases: 1) diagnóstico situacional; 2) planejamento; 3) ferramentas de informação (que consistem em capacitações para secretários e gestores); 4) ferramentas para administração dos sindicatos e 5) viabilidade financeira.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br