16 de abril de 2012

FAEPA/SENAR-PB é membro do Gabinete da Palma



Aconteceu na última quinta-feira (12), no auditório do Sebrae, em Campina Grande, uma reunião para criação do Gabinete da Palma na Paraíba. O projeto, pensado nos mesmos moldes do gabinete em Pernambuco, tem o objetivo de fortalecer e disseminar ainda mais a cultura da palma e conter a praga da cochonilha do carmim, que vem destruindo milhares de hectares da cactácea na Paraíba e estados vizinhos.

O conselho reunirá diversas entidades do setor rural e outros setores, entre elas o Sistema FAEPA/SENAR-PB, para dar encaminhamento a subprojetos relacionados ao desenvolvimento da cultura da palma.

Devido à atual situação dos campos do estado, dizimados pela cochonilha, o primeiro subprojeto a ser executado pelas entidades formadoras do gabinete será montar campos de multiplicação das variedades da palma resistentes à praga.

De acordo com o assessor da Presidência do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Domingos de Lélis, para auxiliar na execução e sucesso deste primeiro subprojeto, o Sistema FAEPA/SENAR-PB se comprometeu a contribuir realizando cursos e treinamentos de produção de mudas de palma resistente usando o método de seccionamento de raquetes. “O SENAR pode, além de transmitir as técnicas de plantio e manejo da palma, deixar, em cada curso, a contribuição efetiva de 10 a 15 mil mudinhas para os participantes”, afirmou o assessor. “Se conseguirmos fazer 100 treinamentos por ano, serão 1,5 milhão de mudas”, completou Lélis, lembrando que no estado foram distribuídas desde o início da praga apenas 320 mil mudas de palma.

O Sistema FAEPA/SENAR-PB vem trabalhando com a palma desde 2005 e tem fundamental participação no avanço da cultura no estado da Paraíba, devido ao grande esforço para disseminação das diferentes formas de aproveitamento da cactácea e busca da criação de um novo grupo de produtores rurais que conheça todos os benefícios da palma e tire proveito desta cultura, conquistando trabalho, oportunidades e consequente renda para sua propriedade e família.

“A criação do Gabinete da Palma foi uma excelente iniciativa do INSA. Ele é mais um passo importante para a cultura da palma da Paraíba. Ficamos muito satisfeitos em saber que nosso trabalho vem dando resultado e que a cada ano o projeto de fortalecimento da palma vem ganhando peso e agregando parceiros tão importantes”, afirmou Lélis.

Também na semana passada, o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, esteve em Brasília, juntamente com o vice governador do estado, Rômulo Gouveia, participando de reuniões com o Ibama, MAPA e ANVISA a fim de agilizar o registro de um novo defensivo agrícola para ser utilizado, de forma emergencial, no combate à cochonilha do carmim no Nordeste.

O Gabinete será composto por representantes do Instituto Nacional do Semiárido (INSA); Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (FAEPA); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PB); Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa); Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca do Estado da Paraíba (Sedap); Assembleia Legislativa da Paraíba; Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Universidade Federal da Campina Grande (UFCG); Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba (Emater/PB); Assessoria de Serviços e Projetos para a Agricultura Alternativa (Aspta); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa); Associação dos Criadores da Paraíba (ACPB); Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Paraíba (Fetag/PB); Banco do Nordeste (BNB); Banco do Brasil; Cooperativas Agropecuárias, Secretarias Municipais de Agricultura, entre outras.

Linha do tempo da Palma

2003 – Primeira visita técnica ao México conhecendo produção e industrialização da palma
2004 – V Congresso Internacional de Palmas e outras Cactáceas no México
2005 – Início do Programa Palmas para o Semiárido, implantando um novo conceito de produção, através de centenas de
         treinamentos
2006 – Implantação de um campo experimental de palma frutas em Taperoá (apoio ao produtor)
2007 – VI Congresso Internacional de Palmas e outras cactáceas – João Pessoa/PB
          Início da luta para o registro de um defensivo agrícola para o combate à cochonilha
2009 – I Congresso Brasileiro de Palma – Campina Grande/PB
         Oficialização da Associação Brasileira de Palma e Cochonilha – ABPC
         Lançamento do livro de receitas com Broto da Palma – Prof. Ione Diniz – instrutora do SENAR-PB (apoio)
         Início de ação intensiva para combate a cochonilha com distribuição/disseminação de mudas resistentes
         Implantação de um campo experimental de palma resistente em São Mamede (apoio ao produtor)
2010 – Realização do I Palma Fest – Juazeirinho/PB
         Parceria com a UEPB/Catolé do Rocha – implantação de um Núcleo Técnico de Aprendizagem (NTA)
2011 – Lançamento do Livro “Receitas Culinárias com Palma em Broto”, realizado pelo SENAR-PB em parceria com a Cozinha
         Experimental do Sesi
         II Congresso Brasileiro de Palma – Garanhuns/PE (Apoio)
         Realização do II Palma Fest – Juazeirinho/PB
         Lançamento do Livro “Palma: Ouro Verde do Semiárido”, produzido pelo SENAR-PB
2012 – Elaboração do Projeto Palmas para a Vida, encaminhado ao Sebrae para contratação de parceria para ações de difusão e
         capacitação em todo estado da Paraíba
         Mobilização juntamente com o vice-governador da PB para o registro do defensivo agrícola para o combate a Cochonilha do
         Carmim
2013 – 8º Congresso Internacional de Palma – Previsto para acontecer na Itália que é maior produtor de palma para fruto do mundo
        III Congresso Brasileiro de Palma – Previsto para acontecer no Ceará

Ações Permanentes Sistema FAEPA/SENAR-PB
2005 a 2012

– Centenas de treinamentos de cultivo e utilização da palma por meio de convênios com Sebrae, BNB e outras entidades
– Palestras sobre produção de palma e combate a cochonilha em todo estado
2007 a 2012
Mobilização para o registro do defensivo agrícola para o combate a Cochonilha do Carmim, junto ao MAPA e indústrias

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475