19 de setembro de 2012

FAEPA/SENAR-PB planta mudas nas nascentes do Rio Gramame



O Sistema FAEPA/SENAR-PB realiza, no período de 17 a 21 de setembro, em comemoração à semana da árvore, a Semana da Sustentabilidade. O evento engloba diferentes ações voltadas ao tema meio ambiente, preservação e educação ambiental.
No dia 20/09, com o objetivo de desenvolver a consciência ecológica das novas gerações e mostrar como cada um pode contribuir para proteger o meio ambiente, o Sistema FAEPA/SENAR-PB, em parceria com o Projeto de Recuperação de Nascentes do Rio Gramame da UFPB e a Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, realizará a Palestra Educação Ambiental – Homenagem ao Dia da Árvore, no município de Pedras de Fogo.

A ação envolve as Escolas Municipais Dulcinete N. de Medeiros, na zona urbana, e Antonio César de Carvalho, na zona rural, e prevê a realização de palestras sobre educação ambiental e o plantio de mudas nativas nas nascentes do Rio Gramame. Serão plantadas pelas crianças, nas nascentes Cacimba da Rosa e Nova Aurora, cerca de 200 mudas de diferentes espécies de árvores.
As palestras serão ministradas pela equipe do SENAR-PB e também pela pedagoga Silvana Pequeno da Silva, que apresentará para as crianças, de forma lúdica e divertida, como plantar e cuidar da sua futura árvore. “Cada criança irá receber uma muda com o seu nome e dicas de como cuidar bem da sua plantinha. Nossa intenção é despertar nas crianças o respeito e amor pelo meio ambiente”, afirmou a assessora da presidência do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Eudete Petelinkar.

A programação inclui ainda o lançamento do Concurso de Redação na Escola Dulcinete N. de Medeiros e a premiação dos ganhadores do Concurso já realizado na Escola Antonio César de Carvalho.

Estarão presentes no evento, além da equipe técnica do Sistema FAEPA/SENAR-PB e professores das escolas, o presidente da FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o superintendente do SENAR-PB, Almiro de Sá Ferreira, a Prefeita de Pedras de Fogo, Clarissa Ribeiro Borba, a Secretária de Educação, Kely Sandra Gomes, entre outros convidados.

Encerrando a Semana da Sustentabilidade e repetindo o sucesso obtido em 2011, será realizada, no dia 21/09, no Parque Sólon de Lucena, às margens da Lagoa, a distribuição gratuita de aproximadamente 800 mudas de diversas espécies de árvores nativas da região. Os interessados em adquirir suas mudas podem passar no stand do Sistema FAEPA/SENAR-PB, que será montado no anel interno da Lagoa, a partir das 08h30.

A Semana da Sustentabilidade faz parte do Programa Campo Sustentável (PROCAMPOS) lançado pelo Sistema FAEPA/SENAR-PB no ano passado com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da atividade agropecuária com sustentabilidade ambiental, social e econômica.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6073/9988 6475