8 de julho de 2010

Foi uma grande vitória, mas precisamos avançar mais



O presidente da Federação da Pecuária e Agricultura da Paraíba, Mário Borba, acompanhou os dois dias de reunião da Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal brasileiro.

“Foi uma grande vitória para os produtores rurais, porém precisamos avançar ainda mais”, afirmou o presidente da FAEPA, Mário Borba, após acompanhar os dois dias de trabalho da Comissão Especial para a Reforma do Código Florestal brasileiro. Mesmo apontando alguns detalhes, o presidente acredita que o relatório aliviará os produtores rurais, principalmente em relação ao pagamento das multas e da consolidação das áreas já ocupadas.

Realizada nos dias 05 e 06 de julho, a reunião para reforma do Código Florestal brasileiro, foi acompanhada por dezenas de pessoas e resultou na aprovação, por 13 a 5 votos, do relatório apresentado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB).

Alvo de críticas e de muito interesse, o relatório do deputado Aldo Rebelo altera a legislação há 45 anos em vigor. Segundo ele, o novo código atende às reivindicações dos dois lados interessados. "Para os ambientalistas, evitamos novos desmatamentos por cinco anos. Já os agricultores, passarão a ser regularizados", afirmou Rebelo.

Para Mário Borba, um dos pontos que merece destaque é que se a lei atual fosse aplicada, 71% do território do Brasil se destinaria à área de conservação. Sobrando, apenas 29% do país para produção de alimentos e todo o resto (cidades, estradas, etc.). “A redução de áreas disponíveis para ao plantio e criação significa queda de produção e aumento dos valores dos alimentos”, destacou ele. O que vai de encontro com o momento em que vivemos, onde instituições como FAO e ONU lutam para combater a fome no mundo. “A previsão é que em 2050 a população mundial chegue a 9 bilhões. De onde tiraremos o alimento necessário, visto que será preciso dobrar a produção de alimentos para a atender a todos?”, completa.

O projeto segue para análise do plenário da Câmara Federal, que deve ocorrer somente depois das eleições.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA/SENAR-PB
(83) 3048 6078 / 9988 6475