7 de outubro de 2008

Inovação e negócios: Leite e derivados



O Brasil ocupa hoje a sétima posição no ranking mundial de produção de leite bovino com 27 bilhões de litros/ano e a oitava posição com leite de cabra com uma produção estimada de 141 milhões de litros/ano. Pensando em divulgar as inovações tecnológicas e a criação de um ambiente favorável para os negócios do setor, o ‘VI Enel’ será realizado em Campina Grande, nos dias 22, 23 e 24 de outubro, o evento que este ano tem o tema “Inovação e negócios: Leite e derivados”. As inscrições para o encontro são gratuitas e já estão sendo feitas através do site www.sebraepb.com.br.

A programação científica do ‘VI Enel’ trará para os participantes uma grade de palestras, VI Concurso de queijos regionais (promovido pelo Instituto Cândido Tostes), Oficinas, II Fórum da Caprinocultura Leiteira, Clínicas Tecnológicas, Expositores, pretendendo desenvolver soluções técnico-econômicas viáveis para a pecuária leiteira nordestina em toda a cadeia produtiva, promovendo troca de informações e conhecimentos de experiências desenvolvidas. Além das soluções técnicas, o Encontro discutirá a situação da qualidade do leite para os laticínios e a certificação dos queijos produzidos na Região.

Dentro das atividades desenvolvidas nas oficinas serão demonstradas diversas tecnologias apropriadas para o setor. Uma dessas tecnologias são os recursos alimentares utilizados para regiões do semi-árido. A técnica apresentará o sistema de produção da palma, que serve para suprir uma demanda de alimentação do gado, quando as altas temperaturas e os períodos de estiagem devastam o pasto dos animais.

Outra oficina disponibilizada será a que apresenta o Kit Ordenha Higiênica, desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O Kit funciona através de um sistema de baixo custo que trabalha de forma eficiente na extração do leite, operando na melhora da qualidade do produto final.

Exposições- Já na área de exposições, os participantes do evento poderão conhecer as mais novas tecnologias em máquinas, equipamentos, insumos, embalagens e produtos veterinários. As ferramentas de controle de qualidade do leite e de avaliações da qualidade microbiológica e físico química, também serão outra atração do evento.

A Praça da Gastronomia ficará com a parte do entretenimento do Encontro. No ambiente acontecerá a degustação de pratos típicos, tendo como o principal tema a culinária que utiliza-se do leite bovino e seus derivados, além da realização do Festival gastronômico de Produtos lácteos. Os participantes também poderão acompanhar o VI Concurso de Queijos Regionais, organizado pelo Instituto Cândido Tostes, cuja premiação encerra as atividades do evento.

O encontro deve reunir os principais especialistas do Brasil, empresários do setor, representantes de universidades e empresas de pesquisa, produtores e participação do público afim. A realização do IV Enel é uma parceria do Sebrae Paraíba.

Produção do leite- O Brasil ocupa hoje a sétima posição no ranking mundial com uma produção estimada de 27 bilhões de litros/ano de leite de vaca possui cerca de 1,2 milhões de propriedades leiteiras, e médias de produção de 3 litros de leite por animal/dia e a oitava posição com leite de cabra com uma produção estimada de 141 milhões de litros/ano.

O Nordeste produz anualmente uma média de 2,7 bilhões de litros de leite de vaca por ano e a Paraíba possui uma produção de leite de cabra de 7,2 milhões de litros/ano, mantendo-se em 1º lugar no ranking nacional e também com uma produção leiteira de 137 milhões de litros/ano de leite de vaca, fazendo com que o Estado esteja no 21º no ranking nacional do setor, com uma produtividade média de 753 litros anuais por cada vaca.

Informações Sebrae Paraíba