15 de dezembro de 2009
Kátia Abreu está entre brasileiros mais importantes de 2009
Pelo terceiro ano, publicamos ÉPOCA 100, a lista das 100 personalidades mais influentes do Brasil em 2009. São aqueles que se destacaram pelo poder, pelo talento, pelas realizações ou pelo exemplo moral. Para integrar a lista, é preciso satisfazer pelo menos um desses critérios de modo destacado ao longo do ano. Os nomes foram divididos em seis categorias, de acordo com sua área de atuação: Líderes & Reformadores, Empreendedores & Pioneiros, Artistas & Criadores, Guias & Pensadores, Ídolos & Heróis e Benfeitores.
A lista foi escolhida pela redação, com a ajuda de milhares de leitores (que fizeram suas indicações em epoca.com.br) e de especialistas nas diversas áreas. Eles formam uma mistura vibrante de novidades e fisionomias conhecidas dos brasileiros. Há 23 personalidades que figuram pela segunda vez na lista e 11 que aparecem pela terceira vez. Dois terços dos nomes, ou 66, estão lá pela primeira vez. Tal dado sugere uma sociedade que se renova e produz, a cada ano, um novo contingente de lideranças e protagonistas. A área de Artistas & Criadores registrou a maior renovação – 15 dos 16 nomes são novos. A menor renovação ocorreu em Líderes & Reformadores, que reúne sobretudo políticos – 15 dos 30 nomes já estiveram na lista.
Para apresentar as 100 personalidades, convidamos uma segunda lista de personalidades. Os 99 autores dos textos – um único autor escreveu sobre os artistas gráficos osgemeos – foram selecionados pela afinidade com os escolhidos ou com sua atuação. Eles nos oferecem uma visão única e privilegiada dos 100 brasileiros mais influentes de 2009.
Líderes e Reformadores – Os 30 brasileiros mais influentes
Aécio Neves
Blairo Maggi
Carlos Ayres Britto
Cleonilson Nicácio
Daniel Avelino
Demóstenes Torres
Dilma Rousseff
Eduardo Campos
Eduardo Paes
Fernando Henrique Cardoso
Franklin Martins
Gilmar Mendes
Gilson Dipp
Guido Mantega
Henrique Meirelles
José Antonio Dias Toffoli
José Luis Oliveira Lima
José Sarney
José Sergio Gabrielli
José Serra
Kátia Abreu
Luciano Coutinho
Luiz Inácio Lula da Silva
Marina Silva
Márlon Reis
Michel Temer
Renan Calheiros
Sérgio Cabral Filho
Solange Vieira
Tasso Azevedo
Kátia Abreu
Para ela, preservar o meio ambiente e aumentar e baratear a produção de alimentos são desafios paralelos.
Com a senadora Kátia Abreu, temos, pela primeira vez na história, uma mulher lúcida, lutadora e determinada na presidência da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade que reúne 27 federações estaduais, 2.142 sindicatos rurais e mais de 1 milhão de produtores sindicalizados. A história de Kátia é de luta. Aos 25 anos, com três filhos pequenos, perdeu o marido em um acidente aéreo – e teve de tocar a fazenda da família. Trabalhou tão duro que se tornou líder do setor. Eleita para o Senado em 2006, Kátia defende que o debate sobre o meio ambiente seja conduzido com equilíbrio e lucidez. Para ela, do mesmo modo que é importante preservá-lo para as gerações futuras, é fundamental diminuir o número de pessoas que ainda passam fome no Brasil, aumentando e barateando a produção de alimentos. A senadora aprendeu no solo áspero do Cerrado, onde nasceu, que temos de acreditar e apostar em nós, para obter êxito. Não é à toa que tantos a consideram uma brasileira extraordinária.
Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura do governo Lula
Fonte: Época