15 de janeiro de 2013

Lançada campanha SOS Seca PB em João Pessoa



A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) fez o lançamento, na manhã desta terça-feira (15), da campanha “SOS Seca Paraíba”, em solenidade movimentada no Hotel Tambaú, em João Pessoa. Na oportunidade, foi apresentada uma espécie de abaixo assinado que percorrerá todos os estados nordestinos, subscrito por lideranças políticas da região e que será encaminhado a presidente Dilma Rousseff e aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em Brasília.

De acordo com o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), as ações de combate à seca iniciada pelos parlamentares paraibanos conseguiram ultrapassar as barreiras da Paraíba. Ele conclamou todo o povo nordestino, representado no evento por todos os presentes, a se unir para reforçar os pleitos do relatório que foi produzido a partir da Caravana da Seca.

A solenidade de lançamento conta com as presenças de presidentes e parlamentares de Assembleias Legislativas de vários estados nordestinos. Também estão presentes os deputados estaduais paraibanos; os senadores Cássio Cunha Lima (PSDB) e Vital do Rêgo Filho (PMDB); a deputada federal Nilda Gondim (PMDB); o secretário de Estado da Infraestrutura, Efraim Morais (DEM); o secretário Adriano Galdino que, na oportunidade, representou o governador Ricardo Coutinho (PSB); o arcebispo emérito da Paraíba, Dom Aldo Pagotto; o líder da Igreja Batista, Pastor Estevam Soares, entre outras autoridades.

De acordo com Ricardo Marcelo, o lançamento da campanha ‘SOS Seca Paraíba’ encerra um ciclo iniciado pela ALPB durante a ‘Caravana da Seca’, que percorreu vários municípios da Paraíba, no último mês de dezembro, e que culminará no envio de relatório e abaixo-assinado à presidente da República, Dilma Roussef (PT) e aos líderes do Congresso Nacional.

“Agora é torcer e esperar que os poderes constituídos, leiam-se governos Federal e do Estado, adotem as devidas providências de cunho emergencial, mas também de forma sustentável para que o problema da seca seja amenizado”, pontuou Ricardo Marcelo.

Cássio quer mais participação do governo federal

Já o senador Cássio Cunha Lima cobrou ações mais providenciais para o combate à seca. Segundo ele, existe uma economia forte no semiárido nordestino que está sendo dizimada por falta de planejamento e incentivo do Governo Federal. “O povo nordestino não vive só de Bolsa Família, é preciso mais”, ponderou.

A campanha ‘SOS Seca Paraíba’ tem o objetivo de contribuir para a formulação de um plano que fortaleça a agricultura, proteja os habitantes e garanta a segurança hídrica do Estado.

Fonte: WSCOM