21 de novembro de 2008

Mapa quer instituir Dia do Gênero e Cooperativismo



 “A mulher tem papel fundamental na transmissão de valores da família. Por isso, as políticas públicas têm sido destinadas a elas. Só vamos conseguir avançar ainda mais, vencendo paradigmas”, declarou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Márcio Portocarrero, no encerramento do 1º Fórum Nacional de Gênero, Cooperativismo e Associativismo, em Brasília.

 

A coordenadora-geral de Autogestão Cooperativista do Mapa, Vera Daller, propôs a criação do dia do gênero e cooperativismo para ser comemorado no dia 19 de novembro. ”Esta data foi um marco, pois realizamos o 1º Fórum Nacional de Gênero, Cooperativismo e Associativismo, um evento inédito que já alcançou bons resultados”, finalizou. O fórum terminou às 12h30, desta sexta-feira (21).

 

No encontro, houve consenso entre os representantes de cooperativas de todos os estados brasileiros ao recomendar a criação de banco de dados sobre gêneros para a promoção de uma rede nacional de comunicação integrada. A inclusão do cooperativismo como disciplina no currículo do ensino regular e a implementação do código de ética para a defesa e os direitos das mulheres também foram sugeridas.

 

Fonte: CNA