11 de dezembro de 2008

Mário Borba eleito presidente do CDE-Sebrae PB



O presidente do Sistema FAEPA-SENAR, Mário Borba, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba (CDE-PB). A eleição aconteceu nesta quinta-feira, dia 11, às 10h30, e definiu também os nomes da nova diretoria executiva do Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas na Paraíba (Sebrae-PB) para o biênio 2009-2010.

Juntamente com a eleição de Mário Borba para presidente do Conselho foram eleitos para a Diretoria Executiva do Sebrae : Júlio Rafael (Superintendente), Luiz Alberto Amorim (Diretor administrativo) e Pedro Aurélio Mendes Brito (Diretor Técnico).

As principais ações do presidente do Conselho é Fortalecer o Conselho Deliberativo Estadual, apoiar a nova diretoria que já vem realizando um ótimo trabalho em relação ao desenvolvimento e execução de programas locais e regionais, através dos arranjos produtivos e novas parcerias; apoio à ampliação do Sebrae no Estado.

“É a segunda vez que presido o Conselho Administrativo do Sebrae, a primeira vez foi no biênio 2003-2004” destaca Mário em agradecimento pelo apoio e solidariedade dos Conselheiros na votação.

Assim como todas as unidades federativas do Sistema “S”, o Sebrae Paraíba também é dirigido por uma diretoria executiva composta por um superintendente, um diretor técnico e um diretor administrativo-financeiro. Acima dela, está o Conselho Deliberativo da instituição, que é formado por 13 representantes do segmento empresarial como as federações e os bancos, além de instituições de ensino e pesquisa como universidades.

Entre as funções do Conselho Deliberativo está a de aprovar as diretrizes da instituição, normatizar e também deliberar sobre as atividades desenvolvidas e executadas sob o comando da diretoria executiva do órgão. Os 13 conselheiros que não são remunerados também têm a responsabilidade de eleger, a cada dois anos, a Presidência do Conselho e a diretoria executiva da futura gestão da instituição.

Lembrando que a eleição para a Presidência do Conselho Deliberativo é feita independente da candidatura da diretoria executiva. Ou seja, haverá duas eleições. Uma para eleger o presidente do Conselho e outra para a Diretoria Executiva.

A escolha do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Paraíba (CDE-PB) e dos membros da Diretoria Executiva foram feitas nominalmente pelos 13 membros do CDE num resultado de 10 contra 2 votos para a chapa vencedora. O CDE é composto por representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep-PB), Federação das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Paraíba (Femipe), Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado da Paraíba, Secretaria de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico (Setde), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Banco do Brasil, Banco do Nordeste (BNB), Caixa Econômica Federal, Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Sebrae Nacional.

 

Assessoria de Comunicação – Sistema Faepa-Senar

Com informações do Sebrae