25 de maio de 2011
Novo Código Florestal é um avanço para o Brasil
Depois de dois anos de pesquisa, adiamentos e muitas negociações, finalmente a proposta de atualização do Código Florestal Brasileiro, apresentada pelo deputado Aldo Rebelo, foi aprovada pela Câmara dos Deputados, na noite de terça-feira (24/05), por 410 votos a favor e 63 contra.
A aprovação deste Novo Código e de suas emendas beneficia toda a sociedade brasileira. O código antigo era limitante e ia de encontro com a produção de alimentos. O Novo Código garante alimento, proteção ao meio ambiente e segurança ao produtor rural.
É uma vitória de todos, resultado de um esforço conjunto, encabeçado pela Senadora Kátia Abreu, que foi peça fundamental no desenrolar deste processo, seja por meio da articulação de parcerias importantes como a do ex-ministro Reinhold Stephanes, Embrapa e Ministério da Agricultura e Pecuária, ou pela mobilização de 25 mil produtores rurais de todo o país, que se fizeram presentes em Brasília em abril.
A Senadora Kátia Abreu, através da CNA, puxou a responsabilidade para si e esteve presente desde o início do processo, dando apoio à indicação do deputado Aldo Rebelo como relator da proposta de atualização, até seu desfecho, acompanhando, juntamente com representantes das federações da agricultura de todo o país, a votação realizada ontem.
Fica aqui também o merecido reconhecimento ao deputado Aldo Rebelo por sua atuação impecável e pelo seu espírito de patriotismo na defesa da nacionalidade.
Gostaria de agradecer a todos que direta ou indiretamente apoiaram a aprovação deste novo decreto, aos representantes de diversas entidades da Paraíba que estiveram presentes nas mobilizações em Brasília, que visitaram os gabinetes e trabalharam incansavelmente pela conscientização dos nossos parlamentares sobre a importância desta modernização.
A aprovação pela Câmara dos Deputados foi o primeiro passo. Temos ainda que aguardar o Senado e a Presidente Dilma. Continuaremos alertas e unidos pela modernização do Código Florestal Brasileiro.
Mário Borba
Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba – FAEPA