24 de novembro de 2008
Paraíba será beneficiada com implementos agrícolas
Nesta segunda-feira (24), a Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba, em parceria com o Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri Oriental, fará entrega de implementos agrícolas destinado ao suporte forrageiro da região. Financiados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o Projeto de Forragem irá contemplar 26 municípios paraibanos ainda neste ano (abaixo relacionados).
De acordo com o prefeito da cidade de Serra Branca, Luíz José (Zizo), esta é mais uma parceria entre a prefeitura e o MDA, que objetiva a consolidação do plano de ações integradas, sendo um importante passo para garantir a segurança animal em tempos de seca, viabilizando a produção da ração, bem como a armazenação do produto, relata.
Como forma de promover a segurança alimentar para produção animal na região do Cariri, o Ministério do Desenvolvimento Agrário estará fazendo a entrega de equipamentos e implantação de UD’s de forragem do Projeto de Forragem.
O convênio firmado entre prefeitura de Serra Branca e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, faz parte do Projeto de Forragem, que tem sido discutido pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Território do Cariri na Paraíba, tendo como discurso central, o processo de execução de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento territorial, informa Antônio Junio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT).
Para os agricultores, estes equipamentos são instrumentos de muita utilidade, uma vez que com a falta de chuva, a pastagem fica comprometida, diminuindo a produção de leite, entre outros derivados provindo das atividades agropecuárias.
Segundo o Delegado Federal do MDA, Marenilson Batista, esta iniciativa busca implementar novas tecnologias nas áreas deste território como forma de garantir o suporte forrageiro para os animais, principalmente nos períodos de estiagem, além de trazer aumento na produtividade para esta atividade, beneficiando assim as famílias de agricultores, afirma.
Foram investidos 363 mil reais para aquisição de 26 máquinas de prensa hidráulica fardadeira e outras 26 máquinas ensiladeiras, beneficiando famílias de agricultores.
Este Projeto contempla os 26 municípios pertencentes ao território do Cariri Oriental e Cariri Ocidental, os quais receberão equipamentos agrícolas destinados para a prestação de suporte a pecuária da região, fortalecendo o potencial econômico local.
Relação dos municípios beneficiados:
01. Boqueirão
02. Zabelê
03. Soledade
04. São João do Tigre
05. São Sebastião do Umbuzeiro
06. Assunção
07. Amparo
08. Alcantil
09. Barra de Santana
10. Cabaceiras
11. Camalaú
12. Congo
13. Coxixola
14. Caturité
15. Gurjão
16. Livramento
17. Monteiro
18. Ouro Velho
19. Parari
20. Prata
21. Santo André
22. São joão do Cariri
23. São José dos Cordeiros
24. Sumé
25. Serra Branca
26. Taperoá