23 de outubro de 2008

PB terá o mais completo Cadastro Rural do País



As equipes da Gerência Executiva da Defesa Agropecuária estão em campo e já efetuaram o georeferenciamento de 40 mil propriedades, em 70 municípios paraibanos. As entrevistas nas áreas rurais começaram em maio e se encerram no final de dezembro.  O cadastro, determinado pelo governador Cássio Cunha Lima, será referência para os demais estados da Federação pela metodologia aplicada utilizando o GPS, equipamento que dá a exata localização das propriedades, o que facilitará as ações governamentais na área rural. O sistema estará on line nos 223 escritórios da Emater e nos 27 da Defesa Agropecuária a partir de abril.

O gerente executivo da Defesa Agropecuária da Paraíba, Ricardo Leite, destaca que o governador Cássio Cunha Lima, com o apoio do secretário do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Carlos Dunga, está realizando um trabalho pioneiro no Brasil, que vai ser útil ao produtor rural, a diversos órgãos estaduais e às 223 prefeituras paraibanas. O Cadastro de Produtores e Propriedades Rurais que o Governo da Paraíba está elaborando será o mais completo banco de dados no campo da agropecuária e mudará para melhor a assistência técnica feita pela Emater, bem como será fonte de informação também para a EMEPA, o INTERPA, a EMPASA e diversas Secretarias de Estado.

Os cadastradores estão identificando os produtores e as propriedades; o que é produzido por cada família; condições do solo; qualidade da água; a quantidade de animais (bovinos, caprinos, ovinos, suínos, galinhas, etc); a escolaridade dos produtores e de seus filhos; beneficiamento dos produtos; características da exploração pecuária; uso de agroquímicos; e ainda se os animais são vacinados contra aftosa e raiva animal a cada seis meses.

A previsão é de que sejam cadastradas cerca de 100 mil a 120 mil propriedades rurais na Paraíba. Nos próximos dias o número de cadastradores chegará a 100, utilizando cinqüenta veículos. Hoje, em campo na região de Princesa Isabel, estão sessenta técnicos, incluindo zootecnistas, médicos veterinários, agrônomos, todos capacitados para a missão histórica que revolucionará a assistência técnica ao produtor rural no Estado. Nesta quarta-feira (22), mais vinte técnicos foram treinados em Princesa Isabel, pela Gerente Operacional de Sanidade Animal, Midian Conserva.

A partir desta quinta-feira esta nova equipe já passa atuar no Cadastro Agropecuário, reforçando as demais equipes. A receptividade por parte dos produtores tem sido ótima, segundo a zootecnista Karla Cristina Almeida, lotada na Emater de Boa Vista e que se encontra na ação de cadastramento em Juru. “o cadastro vai proporcionar maior conhecimento aos órgãos do Estado para o aprimoramento da assistência técnica, incluindo ações de combate às doenças que atacam animais e as culturas”, revela Karla.

Com o cadastro, as prefeituras terão maior facilidade para desenvolver seus projetos agrícolas, a partir do banco de dados disponível em internet banda larga. Os agentes comunitários de saúde estão sendo importantes parceiros dos técnicos da Defesa Agropecuária porque conhecem as comunidades, os produtores rurais e isto tem facilitado o acesso às propriedades. 

 

 Fonte: Paraíba .com