28 de maio de 2012
PecNordeste será lançado amanhã
O XVI Seminário Nordestino de Pecuária- PecNordeste, que será realizado de 18 a 21 de junho, no Centro de Convenções, em Fortaleza, tem como tema central este ano “Pecuária Nordestina e o Novo Código Florestal” e a cada duas horas apresentará uma vasta programação incluindo seminários, mesas redondas, oficinas de capacitação, minicursos, feira de produtos e serviços agropecuários, encontro dos secretários municipais, Mostra Pet, PECLEITE (concurso leiteiro), e duas palestras globais abertas ao público uma com o mesmo tema do Pecnordeste e outra sobre a "A importância da Transnordestina para o desenvolvimento da pecuária regional, que será ministrada pelo Diretor de Infra estrutura e Logistica da CNA, José Ramos Torres de Melo Filho." O lançamento do evento com toda a programação será amanhã, dia 29, às 14hs30min, no Plenário da Assembléia Legislativa.
"O evento é promovido pelo Sistema FAEC/SENAR e SEBRAE-Ce com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil- CNA, Banco do Brasil, BNB, Governo do Estado,entre outros parceiros. É o único evento do Brasil que reúne no mesmo espaço dez segmentos da cadeia produtiva do agronegócio da pecuária,, lembra o Coordenador Geral Paulo Helder de Alencar Braga, destacando a bovinocultura, avicultura, apicultura, caprinovinocultura, suinocultura, aqüicultura e pesca,equinocultura, estrutiocultura, artesanato, turismo no espaço rural e natural.
A expectativa dos organizadores é de que o PECNORDESTE deste ano leve ao Centro de Convenções um publico de cerca de 38 mil pessoas, com a participação de 4 mil produtores em caravanas e cerca de 280 expositores, gerando pelo menos R$ 38 milhões em negócios. Haverá leilão de bovinos e caprinos de leite , no espaço do PECLEITE, uma exposição especializada de bovinos e caprinos, com cerca de 100 expositores, sendo a grande novidade deste ano dentro do evento, cooordenada pelo engo. agronomos Paulo Helder, Rejane Bastos Dias e Eduardo Queiroz.
O Presidente da FAEC, Flávio Saboya grande entusiasta do Pecnordeste, disse que a Federação e seus parceiros buscam com este evento, trazer mais informações e tecnologias aos produtores rurais, principais interessados no Seminário, e que este ano, devido a problemática da seca, a Federação vai discutir ações voltadas para o médio produtor rural, que se ressente de uma política diferenciada. Na qualidade de conselheiro da CNA junto ao Conselho Deliberativo da Sudene, ele apresentou uma série de medidas de carter emergencial e de londo prazo àquele colegiado, e ainda aos Governos do Estado e Federal.
O Seminário Nordestino de Pecuária busca o fortalecimento do agronegócio da pecuária nordestina, trazendo a discussão de temas atuais que atendam as demandas do setor produtivo, com o intuito de transformar novos conhecimentos e difundir novas tecnologias realizando assim um grande esforço de capacitação e de intercâmbio de informações entre as cadeias produtivas e os mercados de produção e de consumo.
Fonte: Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará – FAEC