31 de julho de 2013
Prefeitura quer projetar Gurjão como a cidade do Bode
O prefeito de Gurjão, Ronaldo Queiroz, esteve na Rádio comunitária local, Gurjão FM e, em entrevista ao radialista Josiel Cordeiro, declarou que a partir de 2013, o Bode na Rua não será mais tratado como um evento isolado, mas será parte de um projeto completo. Ronaldo pontuou que uma das ações desse projeto será a projeção do nome de Gurjão como a cidade do bode, através da criação de espaço para comercialização de produtos derivados da caprinocultura como comidas e artesanato.
Ronaldo defende que o Bode na Rua seja uma marca de Gurjão e que leve o nome do município a todo o país não apenas durante o evento, mas o ano todo. "Quem faz a festa é o bode. E o que é que Gurjão tem para melhorar sua economia? Caprino, ovino e artesanato. Nós não vamos querer inventar aquilo que possa não dar certo, nós já dispomos e somos felizes de ter na economia o caprino e o ovino que já provou dar certo. Nós vamos dar ênfase ao bode, não é interessante que na segunda-feira (29) limpe a rua e diga ‘até o próximo ano', quem cria vai ter onde vender", explicou.
Ainda segundo o prefeito, já há parceria firmada com a Emepa (Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba) para treinamento dos trabalhadores do município que lidam com a carne e o manejo de produtos derivados de caprinos e ovinos. A Prefeitura, que já está definindo local para funcionamento desse centro de comercialização, também está fechando parceria com a Acaprig (Associação dos Caprinocultores de Gurjão) para atuar na coordenação desse espaço.
Na edição deste ano, a festa do Bode na Rua aconteceu entre os dias 26 e 28 e teve a exposição de mais de mil animais. O público que participou do evento foi estimado em 20 mil pessoas e houve uma movimentação de quase R$ 200 mil nas vendas de animais. O Governo do Estado apóia o evento com a participação da Emepa auxiliando a caprinocultura local.
Fonte: Capril Virtual