6 de abril de 2011
Presidente da CNA defende votação do Código Florestal
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta terça-feira (05/04) a votação da proposta de atualização do Código Florestal até o dia 30 deste mês. Ao encerrar a mobilização em favor do relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP), que reuniu 24 mil produtores rurais do País inteiro em Brasília, ela pediu um trabalho intensificado de lideranças rurais junto aos seus deputados, governadores, prefeitos e outras autoridades para reforçar o apoio à modernização da legislação ambiental, com o objetivo de fazer a matéria ser votada no Plenário da Casa. “Se for preciso vamos voltar aqui na Esplanada com 50 mil produtores e não saímos até votar o texto. Mas até o final deste mês devemos estar com o substitutivo aprovado na Câmara”, afirmou a senadora.
A senadora lembrou que havia um acordo firmado na Câmara dos Deputados de colocar a matéria em votação no mês passado o substitutivo de Aldo Rebelo ao Projeto de Lei 1876/99, que propõe a atualização do Código Florestal. No entanto, a matéria ainda aguarda a apreciação dos deputados no Plenário da Casa antes de seguir para o Senado Federal. Desta forma, ela enfatizou a necessidade de novas mobilizações dos produtores rurais em seus Estados para exigir um posicionamento dos parlamentares que ainda não têm uma decisão tomada em relação ao tema.
“
Mobilizem seus prefeitos para que cobrem dos deputados uma posição. E vamos insistir nisso todos os dias. Se não for em mobilizações em Brasília, façam manifestações em seus Estados. Vamos votar em Plenário, de forma democrática”, salientou a senadora. Para a presidente da Confederação, a legislação ambiental em vigor põe em risco a produção, a economia do País e os empregos de milhares de trabalhadores no segmento agropecuário. Segundo ela, uma nova legislação dará a segurança jurídica necessária para que o homem do campo continue produzindo e abastecendo a mesa dos brasileiros.
Antes do pronunciamento final da senadora, o deputado Moacir Michelletto (PMDB-PR), pediu aos produtores presentes para que continuem engajados na aprovação da proposta do deputado Aldo Rebelo, que aguarda votação na Câmara antes de seguir para o Senado. “Já avançamos muito. Conseguimos trazer o tema para a pauta do Legislativo depois de 45 anos e vamos continuar trabalhando para festejar até o fim do mês a aprovação do relatório”, disse.
Fonte: Assessoria de Comunicação CNA