29 de agosto de 2017

Presidente Mário Borba participa de 30ª reunião da Diretoria Executiva da CNA na Região Sul


ASCOM FAEPA-PB

Esteio / Rio Grande do Sul (25/08/2017) – Às vésperas do início da 40ª Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul, foi realizada a 30ª Reunião da Diretoria Executiva da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Participaram da reunião, que ocorreu na Casa da FARSUL na Expointer, o presidente da CNA, João Martins, do Sistema FARSUL, Carlos Sperotto, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), José Zeferino Pedrozo, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Ágide Meneguette, além de vice-presidentes diretores da CNA.

Os presidentes das Federações da Região Sul do país expuseram propostas que são importantes para os produtores de seus Estados. O vice-presidente da FARSUL, Gedeão Pereira, relatou a sua experiência como membro do Fórum Mercosul da Carne, a pedido do presidente da entidade, Carlos Sperotto.

Entre as propostas do grupo está a possibilidade de novos intercâmbios com a União Europeia para aumentar a exportação de carne do Mercosul para o bloco europeu. Gedeão Pereira entregou as propostas do grupo ao presidente da CNA para a intensificação do intercâmbio entre as duas regiões, que poderia resultar em um aumento do mercado potencial para a carne brasileira.

O presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo, expôs preocupação com relação à entrada de produtos lácteos através do Uruguai e sugeriu uma ação para questionamentos às autoridades. O objetivo é equilibrar a oferta de leite e evitar prejuízos aos produtores deste Estado, que sofrem com os baixos preços pagos por seus produtos devido à entrada do produto uruguaio em grandes quantidades.

Já o presidente da FAEP, Ágide Meneguette, reiterou a necessidade de encontrar alternativas diante do fim da obrigatoriedade da contribuição sindical.

“Se o produtor achar que o sistema dá resultado, será possível sustentá-lo. Temos de viver um novo momento, uma nova realidade, em que o produtor conheça melhor o trabalho da sua federação e enxergue as vantagens dessa parceria”, afirmou o presidente da CNA, João Martins.

Um dos pontos de consenso foi a necessidade de aprimorar a comunicação entre as federações e os agricultores e produtores rurais, para que estes conheçam as políticas públicas de incentivo ao meio rural defendidas pelas federações, consigam acessar com facilidade os programas de capacitação voltados ao meio rural e tenham acesso a inovações tecnológicas.

A divulgação das iniciativas de produtores brasileiros e das federações que os representam também constitui um meio importante de aproximação com a sociedade, o que gera a necessidade de ampliar os meios de comunicação que chegam e partem do campo, na avaliação dos presentes ao encontro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109 1419
cnabrasil.org.br
canaldoprodutor.tv.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA