3 de outubro de 2008
Renda com o girassol anima produtores de Sergipe
Agricultores do sertão de Sergipe, que apostaram no cultivo do girassol, estão satisfeitos com a safra. Muitos já planejam como aplicar o ganho extra.
O sertão de Sergipe ganhou um colorido diferente. A flor do girassol agora é renda extra para pequenos agricultores. O agricultor Elenício Alves dos Santos plantou um hectare e gostou do resultado.
“Foi uma tentativa diferente. E a gente sempre deve procurar coisa diferente para desenvolver nesse sertão que vivemos”, disse seu Elenício.
Esta é a primeira vez que agricultores de cinco municípios da região do semi-árido do Estado investem na cultura. Ao todo, são 1,2 mil hectares com expectativa de colher mais de duas mil toneladas. A produção tem destino certo.
“Esse girassol se destina justamente à produção do óleo vegetal e, posteriormente, à produção de biodiesel”, explicou o agrônomo Ricardo Fonseca.
Investir na cultura do girassol se tornou uma alternativa de renda para mais de 850 famílias de agricultores do Estado. A maioria já trabalha com feijão e milho. O plantio do girassol se tornou uma segunda opção.
Na propriedade do agricultor Valdomiro dos Santos o girassol cresce ao lado do milho e da mamona. Ele plantou em 1,5 hectare e espera um lucro de quase R$ 1,6 mil.
“Vou comprar mais um gadinho, uma vaquinha, uma ovelha, uma roupa, alguma coisa para própria família”, contou seu Valdomiro.
O agricultor José Alves de Almeida já vendeu a produção de um hectare por mil reais. Satisfeito, ele guardou um pouco da semente para garantir a próxima safra de girassol.
“Dando certo do jeito que veio, eu vou plantar mais do que já foi plantado”, disse seu José.
Os produtores estão vendendo o quilo de girassol por R$ 0,56.
FONTE: GLOBO RURAL