5 de setembro de 2008
Reservas ambientais, indígenas e quilombolas lutam por demar
Deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária estiveram na última terça-feira (02/09) com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para discutir uma nova regulamentação para demarcações de reservas ambientais, indígenas e territórios quilombolas. Os deputados apresentaram ao ministro as preocupações do setor com assuntos fundiários e direito de propriedade.
De acordo com o presidente da Frente, deputado Valdir Colatto (PMSB-SC), as demarcações prejudicam a agricultura brasileira, ameaçam a soberania do País e o direito de propriedade. “Se o proprietário tem um título legítimo, a escritura pública, mas não tem a garantia do governo, o estado de direito não se consuma. Estão fechando o cerco à agricultura”, argumenta.
Sobre a demarcação da reserva Raposa/Serra do Sol, Colatto afirma que é um momento importante e espera que o Supremo tome uma decisão sábia. “O Supremo precisa de sabedoria e coragem para resolver essa questão de uma vez por todas, mas não de acordo com o interesse de alguns que querem criar problemas para o País, mas de acordo com o direto de propriedade que nós temos que acertar e definir”, disse.
Fonte: Assessoria de Imprensa FPA