25 de julho de 2011

Secretário da Agropecuária e Pesca anuncia ações



Diversas ações com a meta de divulgar o potencial da agricultura e pecuária familiar e extender as políticas públicas do governo paraibano é o que está acontecendo em todo o estado da Paraíba durante a semanas com eventos e atividades que acontecem em diversas microrregiões de diversos municípios paraibanos.

Essa é a opinião do secretário da agropecuária e pesca do Estado da Paraíba, Marenilson Batista da Silva(foto), ao contatar com Stúdio Rural na noite deste domingo(24/07) e informar sobre as ações acontecidas e a acontecer em todo o estado.

Durante a sexta-feira, sábado e domingo(22, 23 e 24) aquela secretaria e suas vinculadas desenvolveram diversas atividades dentro da XI Expofeira de Caprinos e Ovinos(Bode na Rua), na cidade de Gurjão, além da Conferência Intermunicipal de Agricultura Familiar que aconteceu na cidade de Emas durante o sábado e domingo(23 e 24/07).

Nesta terça-feira(26), diversas ações serão trabalhadas, quando às 08 horas, aquela secretaria, através de seu representante e componentes, participará de reunião com o MDA, Embrapa, Cooperativa do algodão e produtores de algodão quando discutirão arranjo produtivo do algodão agroecológico no estado, em evento que acontecerá na superintendência do Banco do Nordeste, em João Pessoa. Já às 10 horas do mesmo dia, na Praça João Pessoa, importantes ações serão trabalhadas dentro de uma Feira Agroecológica, Exposição de Serviços, apresentações culturais, assinaturas de convênios e protocolo de intenção do Programa do Biodiesel. Continuando as ações da terça-feira, às 14 horas acontecerá reunião com beneficiários do Programa Produzir Desenvolvimento discutindo arranjos produtivos locais em evento que acontecerá no auditório do Cooperar. Pra finalizar a trajetória do dia será a vez da instalação do Conselho Estadual de Defesa Agropecuária que acontecerá no auditório da FAEPA às 16 horas.

No dia 27, informou aquele secretário, às 09 horas, no auditório da ASPALN, haverá reunião técnica sobre Amendoim com o tema: Para o Brasil crescer forte e saudável; também pela manhã acontecerá a instalação do Conselho Estadual de Piscicultura em evento que acontecerá no auditório da Empasa às 10 horas; às 14 horas será a vez de um Encontro estadual que acontecerá na Superintendência do Banco do Nordeste e objetiva discutir ações voltadas à promoção do desenvolvimento do semiárido paraibano. Já á noite será a vez do espaço de divulgação da piscicultura paraibana quando às 20 horas, na Empasa, acontecerá a ‘Noite de Degustação – Peixe no Bar’. Ainda no dia 27 aquela secretaria terá participação na Festa da Agricultura Familiar no Território do Cariri Oriental que acontecerá em Boqueirão e avaliação da campanha de vacinação e planejamento estratégico da Defesa Agropecuária, na DFA.

No dia 28, será a vez do lançamento do novo Portal do Interpa e do Sistema de Acompanhamento de proposta do Crédito Fundiário (SAPCF), liberação de parcelas do Subprogramas de Investimentos Comunitários (SIC) e assinatura de convênios e termos aditivos (Interpa, MDA, Incra), em evento que acontecerá às 09 horas no auditório do Interpa. Às 15 horas lançamento do SIGATER no auditório da FETAG e lançamento do Sincorte que acontecerá às 19:30 horas no auditório da PBTur. Naquele mesmo dia a secretaria participa da comemoração do dia do agricultor no município de Areia e às 18h00 horas participará do Encontro regional de produtores e laticínios do Programa Leite da Paraíba – PAA/Leite que acontecerá na Churrascaria Cariri – BR 412, estrada do município de Monteiro.

No dia 29, às 06:30 horas Programa de Rádio da Agricultura- Paraíba Terra Forte- (Programa Especial da Semana da Agricultura) na Rádio Tabajara e transmitido pelas emissoras conveniadas. No município de Água Branca acontecerá o VI Grito do agricultor e no município de Salgadinho acontecerá evento relativo ao Programa Estadual de Alimentação Animal.

Nos dias 30 e 31 diversas ações serão trabalhadas a exemplo de visita a Feira Agroecológica, na cidade de Esperança, e pra finalizar, na manhã do sábado será o encerramento da 1ª Semana Estadual da Agricultura, na feira livre de Remígio, com distribuição de mudas de palma resistente a cochonilha do Carmim e mudas florestais e frutíferas dentre outras.

Fonte : Stúdio Rural / Programa Domingo Rural