25 de agosto de 2010

Seminário Internacional discute ampliação do Arroz Vermelho



Com o intuito de valorizar as atividades de cada região e consolidar iniciativas em torno da Indicação Geográfica (IG), João Pessoa sedia o II Seminário Internacional de Indicação Geográfica. O evento que conta com a parceria do Sistema FAEPA/SENAR-PB acontece entre os dias 20 e 22 de setembro, no Auditório do Sebrae.

O Seminário tem o propósito de consolidar as atividades próprias da região, traçando uma marca do município com o seu produto de maior destaque. Aprofundar novas questões colocadas pelo avanço das identificações geográficas, explorar o potencial de promover a IG na região Nordeste e ajudar na estruturação de uma rede de apoio ao lado dos produtores e profissionais diretamente envolvidos, serão algumas temáticas discutidas no evento.

Durante o acontecimento, será tema de palestra o Projeto de Identificação Geográfica do Arroz Vermelho do Vale do Piancó, programa da FAEPA em parceira com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A palestra será ministrada por Manoel Octavio Silveira, colaborador do Fórum de Indicação Geográfica, e apresentará o trabalho que está sendo realizado para o registro da IG do Arroz Vermelho do Vale Piancó na Paraíba.

A reunião reforça o diálogo a respeito da disseminação do Arroz Vermelho em outras regiões do país e no exterior. Para Mário Borba, presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, “a Indicação Geográfica tem o papel de agregar valor ao produto do Vale do Piancó, facilitando a abertura de novos mercados e a obtenção de um melhor preço para o arroz vermelho da produzido naquela região”, disse.

Na programação estão incluídas palestras, sessões plenárias e paralelas que abrangem as especificidades das IG nas distintas regiões do país com foco no Nordeste, o lugar das IG nas políticas e estratégias territoriais e a construção de seus mercados.

Programa Arroz Vermelho do Vale do Piancó

O projeto é uma parceria do MAPA com a FAEPA que atende cerca de 500 produtores rurais com o propósito de ampliar a cultura do arroz vermelho e difundir para o mundo a produção do Vale do Piancó.

O arroz vermelho é um dos principais componentes da dieta alimentar do nordestino e é cultivado principalmente nos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará, Bahia e Alagoas, sendo também produzido em alguns municípios do Norte de Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação Social FAEPA-SENAR
(83) 3048 6078 / 9988 6475