24 de dezembro de 2013

Sertão Empreendedor mostra avanços e se prepara para 2014



O programa Sertão Empreendedor: um novo tempo para o semiárido, lançado na Paraíba no primeiro semestre pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), termina o ano cumprindo as metas estabelecidas e preparado para 2014.

De acordo com o assessor de programas especiais do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural da Paraíba (SENAR-PB), Johnbel Paiva Corrêa, o primeiro passo dado foi a divulgação expressiva do programa nos polos pioneiros que receberão a assistência técnica. “No decorrer do ano, produzimos material de divulgação do Sertão Empreendedor através de cartilhas, vídeos, folders e apresentação pessoal do presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, em cada uma das seis cidades contempladas com o programa. Também fizemos a mobilização dos sindicatos e formação das turmas de empreendedores rurais”, explica.

Além da divulgação nos municípios de Campina Grande, Santa Luzia, Juazeirinho, Catolé do Rocha, Sousa e Cajazeiras, a primeira etapa do programa focou-se em capacitar os técnicos que irão dar assistência aos 120 empreendedores cadastrados no Sertão Empreendedor. “Tivemos no mês de novembro a primeira capacitação técnica promovida pela Embrapa de Petrolina para instruir os educadores, intitulada de ‘Novo enfoque tecnológico de convivência com o semiárido’, onde participaram os seis técnicos do programa e mais alguns instrutores”, releva Paiva.

Na última semana, aconteceu em Brasília mais uma capacitação. Quatro técnicos envolvidos no programa participaram do evento que, segundo o assessor de projetos especiais, teve enfoque nas estratégias comportamentais. “O principal objetivo desse treinamento foi nortear a conduta, postura e educação dos instrutores do programa, focando a abordagem comportamental”, conta.

Próximos passos

Em 2014, o programa Sertão Empreendedor começará suas atividades práticas com os produtores rurais selecionados. As seis turmas, de 20 empreendedores cada, estão num período de diagnóstico de suas propriedades para apontar os pontos fortes e fracos e logo no início de janeiro deve ter início o Negócio Certo Rural com cada turma. O objetivo é começar a modificar a visão empreendedora no semiárido, conforme propõe o programa.

Assessoria de Comunicação Social SENAR-PB
(83) 3048 6073/9928 0819