30 de março de 2020

Sindicato Rural de Pombal discute crise do coronavírus com Prefeitura


Jocelio Oliveira

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Pombal, Fernando Gomes de Almeida, se reuniu hoje (30) com a prefeitura do município para discutir o impacto do coronavírus na região.  Participaram do encontro o prefeito, Dr. Verissinho e o secretário de indústria e comercio, Francisco Almeida Vieira.

“Nossa intenção foi a de expor a situação dos produtores rurais e discutir algumas ações que possam ajudar os produtores nesse momento difícil na saúde e na economia  que passa nosso país”, explicou Fernando Gomes.

O presidente explicou que Pombal é uma das maiores bacias leiteiras da Paraíba e que, na região, cerca de 80% da produção é escoada através de queijeiras artesanais. Um dos afetados é o pecuarista Antonio Moura de Queiroga, que também atua na pecuária de corte.

“Soltei setenta vacas e isso é prejuízo. Tem o pagamento dos vaqueiros, a manutenção da propriedade. Tudo isso continua, mas a renda não vem. Já no gado de corte, a queda foi de 50% a 60 por cento na venda e o pagamento está lento. Peço a Deus que as coisas mudem”, desabafa o produtor.

Ainda segundo o presidente do sindicato rural, mesmo com a manutenção do comércio aberto, a procura por produtos lácteos diminuiu.

“As queijarias pararam de produzir e largaram os produtores. As que não pararam estão trabalhando com um 20% da capacidade. Precisamos traçar uma estratégia para segurar a economia e o agro que sempre levanta esse país em momentos de crise”, defendeu Fernando Gomes.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb

senarpb.com.br

Publicado em: 30 de março de 2020