25 de agosto de 2008

Trabalhadores do setor canavieiro recebem apoio



Assessores do Sistema Faepa/Senar se reuniram com a Superintendência Regional do Trabalho, SRTE para discutir o Plano Setorial de Qualificação – PlanSeQ que pretende promover a qualificação social e profissional nas regiões do Litoral, Zona da Mata e Brejo, áreas de plantio da atividade canavieira

A reunião aconteceu no dia 21 de agosto, na sede do Sistema Faepa/Senar às 10:00h, estavam presentes Ana Meire – SRTE, Pedro Soares – Sindálcool, João Alves – Fetag e Maria José – INSS, além dos representes do Senar e Faepa, Domingos Lelis, Carlos Patrício Silva, Giovana  e Sergio Martins.

Foram debatidas os itens presentes no PlanSeQ que pretende contemplar os planos na área de cultivo e industria da cana. Diante desse debate sentiu-se a necessidade de acrescentar políticas voltadas para o campo educacional, para alfabetização e escolarização dos trabalhadores.

O PlanSeQ é parte integrante do Plano Nacional de Qualificação – PNQ e caracteriza-se como espaços de integração das políticas de desenvolvimento, inclusão social e trabalho (em particular, intermediação de mão-de-obra, geração de trabalho, renda e economia solidária) às políticas de qualificação social e profissional, gerando oportunidades de inserção do trabalhador no mundo do trabalho.

O próximo encontro acontecerá no dia 04 de setembro as 9:00h na sede do Sistema Faepa/Senar. A partir dessa reunião pretende-se constituir a Comissão de Consertação para a elaboração PlanSeQ. Esses representantes irão compor a Comissão prevista para execução do projeto.

Poliana Queiroz – estagiária de Jornalismo