16 de novembro de 2010
Umbuzeiro de frutos gigantes tem origem na Paraíba
O umbuzeiro é originado dos chapadões semi-áridos do Nordeste brasileiro (Piauí, Paraíba, Pernambuco e Bahia) e do Norte de Minas Gerais. Até o momento, essa planta não foi difundida para nenhum outro país, sendo possível sua adaptação para outras regiões secas fora do país de origem. Árvore de pequeno porte (6 m de altura), de tronco curto, copa em forma de guarda-chuva (10 a 15 m de diâmetro), xerófita e de vida longa (mais de 100 anos), possui raiz túbera ou batata (xilopódio), onde armazena água, mucilagem, glicose, taninos, entre outras).
As folhas são verdes, alternas, compostas e as flores são brancas, perfumadas, melíferas e agrupadas em panícula de 10 a 15 cm de comprimento. O fruto umbu é uma drupa, diâmetro de 3 cm, 10 a 20 g de peso, forma arredondada, constituído de casca (22%), polpa (68%) e semente (10%).
Atualmente a pesquisa tem feito a seleção de plantas que apresentem características de boa produtividade, frutos médios a grandes em relação ao seu tamanho normal (10 a 20 g), casca fina e lisa, maior percentagem de polpa e alto teor de brix. Assim, tem sido feita a seleção de plantas na região semi-árida do Norte de Minas Gerais, Bahia e Pernambuco, apresentando copas com frutos considerados gigantes, em torno ou acima de 100 gramas, e com bom paladar de polpa.
Fonte: Embrapa