16 de abril de 2024

Criadores têm até 30 de abril para vacinar o rebanho contra a aftosa


Geisyellen Tháffyne

A campanha de vacinação contra a febre aftosa vai até o dia 30 de abril. Este ano não haverá prorrogação da data para que os criadores imunizem seus rebanhos bovinos e bubalinos, de todas as idades. A meta é atingir pelo menos 90% dos animais do Estado.

O esforço é uma das condições para que a Paraíba seja declarada livre de aftosa sem vacinação a partir de 2025. Por isso, a Faepa está empenhada em alertar os produtores para a importância da vacinação.

“As entidades do setor agropecuário se uniram em um grande esforço para alcançar essa decisão, entendemos que a prevenção da febre aftosa no rebanho é de suma importância” explica o presidente da Faepa, Mário Borba.

A vacinação teve início no último dia 15 nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará, após autorização do Ministério da Agricultura para antecipação do processo que habitualmente ocorria nos meses de maio e novembro.

A doença é altamente contagiosa e pode causar impactos sérios na produção agropecuária. A vacinação é importante para proteger a saúde dos animais, evitar perdas econômicas significativas, garantir a segurança alimentar e facilitar o comércio internacional de produtos de origem animal.

“É preciso que produtores, entidades, prefeitos e toda a sociedade se engajem nesse esforço para finalmente erradicar a ameaça dessa doença, visando à possibilidade de alcançar a liberação da vacinação a partir de maio do próximo ano”, comenta Borba.

A medida contou com o apoio das associações de criadores e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 16 de abril de 2024