16 de abril de 2024

Queijaria atendida pelo Senar recebe medalha em concurso Mundial do Queijo


Geisyellen Tháffyne

A queijaria Capril Encanto da Macambira, em São João do Cariri, obteve a medalha de bronze no Mundial do Queijo do Brasil 2024. O produtor é atendido pela Assistência Técnica e Gerencial desde 2022, e obteve a medalha com um queijo tipo reino produzido a partir de leite de cabra.

“Chegar em um evento como esse, em meio a tantos produtores renomados, e conseguir uma medalha é perceber que seu trabalho e dedicação ao longo dos anos está sendo reconhecido” afirma o produtor, Renato Brito.

Na propriedade de Renato, a ATeG atua na caprinocultura e na agroindústria, oferecendo orientação especializada em manejo, reprodução e gestão de rebanhos caprinos, além de apoio na diversificação para a agroindústria.

“A assistência tem sido essencial. No ano passado, tivemos um queijo de macambira produzido que ganhou três prêmios em concursos, incluindo um ouro. Agora, ver nosso queijo reino sendo reconhecido com uma medalha em um concurso mundial é extremamente gratificante”

Renato, que também fabrica outros tipos de queijos artesanais com o leite de cabra, enfatizou a importância dessa medalha na quebra da resistência das pessoas em relação aos derivados do leite de cabra.

“Quando um queijo recebe um prêmio e as pessoas sabem a quantidade de jurados envolvidos, isso demonstra sua qualidade. É um passo importante para superar o preconceito em relação aos queijos de cabra. Isso pode levar mais pessoas a experimentarem e aceitarem o produto, pois um resultado positivo muda percepções.”

 

A premiação destaca o potencial dos produtores do Cariri paraibano e evidencia o compromisso do Senar em incentivar os produtores atendidos a atingir novos patamares de qualidade e produção.

Técnica da ATeG é jurada de concurso nacional

O concurso Mundial do Queijo do Brasil 2024 é realizado em São Paulo, com o objetivo de promover a cultura queijeira nacional e está em sua terceira edição. Uma das juradas participantes deste ano foi Andréia Bezerra, técnica de campo da Assistência Técnica e Gerencial do Senar Paraíba.

A técnica que atua no campo da agroindústria de produtos lácteos comenta como foi participar como jurada em um evento nacional.

“É uma honra contribuir em um concurso tão importante no mundo dos queijos. Um evento internacional, onde vieram produtos de vários lugares do mundo. Uma mistura de emoção e responsabilidade”, afirma.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 16 de abril de 2024