6 de agosto de 2009

Dia de Campo reúne produtores em São João do Cariri



O Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCT) promoveu nesta terça-feira, 4, o Dia de Campo sobre “Sanidade Animal e Produção e Conservação de Forragens”, voltado para agricultores familiares. O evento ocorreu durante todo o dia, na Estação Experimental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em São João do Cariri.

Na ocasião, os produtores trocaram experiências com a professora Melânia Loureiro, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), sobre a elaboração de produtos fitoterápicos, como extratos e pomadas cicatrizantes, a partir de plantas encontradas na própria Caatinga. O pesquisador do INSA, Geovergue Rodrigues de Medeiros, apresentou palestra sobre alimentação e conservação de forragens para caprinos e ovinos. O professor da UFCG, Edísio Oliveira falou sobre algumas doenças que acometem o rebanho caprino e ovino, fez demonstração prática sobre coleta de material e diagnóstico de verminoses, pododermatite e linfadenite caseosa.

As atividades fazem parte do Projeto de Difusão de Tecnologias, com enfoque no manejo sanitário de caprinos e ovinos do Cariri paraibano, financiado pelo Banco do Nordeste (BNB). O objetivo do Dia de Campo é contribuir para o fortalecimento e a organização da cadeia produtiva da ovinocaprinocultura, tornando-a sustentável e competitiva. Até o final do ano serão realizados mais dois, em locais a serem definidos.

Fonte: WSCOM Online