26 de março de 2024

CNA promove capacitação em negociação sindical


Jocelio Oliveira

Brasília (26/03/2024) – A CNA promove nos dias 26 e 27 de março, em Brasília, o curso Negociação Sindical, voltado aos profissionais das federações de agricultura estaduais. O coordenador do departamento sindical da Faepa, Marcos Alexandre, também participa do evento.

O coordenador trabalhista da CNA, Rodrigo Hugueney, explicou que a iniciativa pretende formar multiplicadores para replicar o conhecimento sobre negociações coletivas nos sindicatos rurais dos estados.

“Temos recebido uma grande demanda das federações principalmente após a decisão do Supremo Tribunal Federal em relação à contribuição assistencial. Com isso, percebemos a necessidade de ampliar o conhecimento dos sindicatos de produtores rurais sobre os limites e alcance do que pode ser negociado, além de quais as melhores estratégias de negociação”.

Rodrigo Hugueney, coordenador trabalhista da CNA.

Rodrigo Hugueney, coordenador trabalhista da CNA.

Durante o curso, foi apresentado o Radar Sindical, ferramenta digital que poderá auxiliar as federações e sindicatos rurais com acesso a acordos coletivos de diversos setores.

“No Radar Sindical será possível acessar os acordos coletivos de todos os setores para saber o que está sendo negociado em uma região ou estado, e pegar bons exemplos para podermos ter maior êxito nas negociações coletivas em todo o território nacional”, ressaltou Hugueney.

Os participantes destacaram o que estão achando da capacitação, como o advogado e representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Raimundo Feitosa.

“No Ceará, nossa negociação mais forte é com a fruticultura e poder trocar experiências com colegas de outros estados vai nos ajudar a replicar esse conhecimento no estado”.

Advogados das federações acompanham capacitação.Já a gerente da Assessoria Jurídica do Sistema Faemg/Senar, Mariana Maia Ehrenberger, disse que acha importante ter uma unificação dos entendimentos patronais.

“Esse curso gentilmente disponibilizado pela CNA é muito importante para que a gente possa trocar informações e tenha uma pauta única patronal, unificando os entendimentos e fortalecendo a negociação coletiva no que diz respeito às nossas entidades”.

O treinamento está sendo ministrado pelo consultor João Batista Gazzoli, da Wilson Cerqueira Consultores Associados (WCCA).

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
instagram.com/SistemaCNA
youtube.com/agrofortebrasilforte
facebook.com/SistemaCNA
twitter.com/SistemaCNA
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
tiktok.com/@sistemacna

Publicado em: 26 de março de 2024