29 de setembro de 2009
Convivência no Semi-árido será tema de especialização
“Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido” é o tema de um
projeto de curso de especialização entregue pelo diretor do Instituto
Nacional do Semiárido (INSA/MCT), Roberto Germano Costa, ao vice-reitor da
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), José Edilson de Amorim, em
reunião ocorrida nesta semana, em Campina Grande (PB). Também participaram
do encontro o coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou o projeto,
professor Silvio Rossi (UFPB), o diretor do Centro de Desenvolvimento
Sustentável do Semiárido (CDSA/UFCG), Márcio Caniello, e o professor José
Irelanio Leite de Ataíde (CDSA/UFCG).
De acordo com Silvio Rossi, o curso se destina a educadores e educadoras de
escolas públicas da educação básica localizadas na região Semiárida
Brasileira. O projeto prevê a criação de duas turmas, sendo uma no município
de Sumé, no Cariri paraibano, com início já no primeiro semestre de 2010, e
outra em Cajazeiras, no Alto Sertão do Estado, cujo início será no segundo
semestre de 2010, com ingresso de 40 alunos em cada turma.
Ainda conforme o professor Silvio, a proposta é fruto de uma parceria entre
o INSA, Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab) e outras
instituições que trabalham a temática na região. “Esse trabalho foi
concluído após várias reuniões e inúmeras trocas de mensagens eletrônicas
entre os membros do grupo. A sugestão é que nos demais estados da região
ações semelhantes a essa possam ser (re)iniciadas ou fortalecidas, a exemplo
do que também já vem acontecendo há mais tempo na Bahia e no Piauí” – lembra
ele.
O vice-reitor da UFCG, José Edilson, garantiu empenho para a execução do
projeto, que já foi encaminhado para tramitação junto ao CDSA e demais
instâncias competentes da Instituição. Já o diretor do INSA, Roberto
Germano, enfatizou a tradição daquela Universidade no ensino de pós-
graduação, notadamente nas áreas de educação, meio-ambiente e
desenvolvimento sustentável, cujas atividades já somam mais de 30 anos. Ele
disse que “essa experiência é fundamental no processo de produção e
socialização do conhecimento, não apenas pela dimensão, mas pelo padrão de
qualidade acadêmico-científico que possui”.
Germano ressaltou que o Instituto está trabalhando para conseguir
financiamento junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), ao
Ministério da Educação (MEC) e a outros órgãos do Governo Federal, no
intuito de apoiar, mediante edital, a oferta desses cursos em todo o
Semiárido Brasileiro, a partir do próximo ano.
“Trata-se de uma ação que se encontra ainda em fase inicial, porém, o INSA
mantém-se à disposição para continuar somando esforços na área, buscando
parcerias com as respectivas representações estaduais da RESAB, secretarias
estaduais de educação e universidades públicas, para expandir esse projeto
para toda a região” – acrescentou.
Vale lembrar que ações voltadas à Educação para a Convivência com o
Semiárido estão previstas no Plano Diretor do INSA como uma das atividades
necessárias à consecução de seus objetivos estratégicos, à promoção de ações
que conduzam a reflexões sobre os fundamentos da educação contextualizada, à
contribuição do resultado de tais reflexões para a formulação de políticas
públicas educacionais e, em decorrência, à construção coletiva de projetos
em instituições responsáveis pela oferta de ensino, nas suas distintas
modalidades e níveis.
“Todo esse trabalho vai possibilitar uma reflexão entre os diversos atores
do Semiárido sobre a necessidade de construção de uma prática educativa
centrada no entendimento dos processos históricos, econômicos, culturais e
ambientais da região. É um projeto muito importante para a sociedade, por
estimular a permanência e a convivência com as peculiaridades locais” –
finaliza Roberto Germano.
Fonte: Assessoria do INSA