22 de setembro de 2010
Seminário de Turismo Rural marca evento no sertão da Paraíba
Cerca de 200 pessoas participaram no último final de semana, do 3º Seminário de Desenvolvimento Sustentável do Turismo Rural no Vale das Águas, promovido pela Comissão de Turismo do Sistema FAEPA/SENAR-PB. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro simultaneamente em Pedra Branca e Nova Olinda na Paraíba. Além do Seminário, houve a 3ª Caminhada da natureza “Trilha Alto da Serra” e o 1º Workshop de Escalada na Pedra do Catolé.
O Seminário no dia 18 de setembro contou com a participação de grandes nomes do Turismo Rural. As palestras foram ministradas em Nova Olinda e reuniram empreendedores da região, produtores rurais, empresários, agências de viagens, prefeituras da região e interessados dos municípios vizinhos.
O palestrante português, Fernando Machado, fez um comparativo do Turismo no Brasil e em Portugal, apresentando os pontos fortes de cada um e o que devemos aproveitar como exemplo. Já Carmem Porto, instrutora do SENAR-PB, ministrou a palestra “Meu Negócio é Turismo Rural?”, onde demonstrou como o investimento no turismo pode auxiliar no desenvolvimento geral de municípios e regiões. O terceiro palestrante foi Audemário Prazeres, diretor da Astrovitis, que deu dicas de como se tornar um empreendedor em trilhas ecológicas e, à noite, organizou telescópios para observação astronômica.
Durante as apresentações, a equipe carioca da DNAventura, representada por Maurício Votre, mostrou seus trabalhos de escalada pelo Brasil e a importância do envolvimento da comunidade e das autoridades no fomento do turismo. A DNAventura trouxe ainda o montanhista Gustavo Silvano – que estava na cidade há uma semana – para falar de todo o potencial da região para o desenvolvimento do turismo e prática da escalada.
Fechando o ciclo de palestras, Domingos de Lélis, colaborador da FAEPA/SENAR-PB, falou para os produtores da região sobre o Programa de Identificação Geográfica do Arroz Vermelho do Vale do Piancó, seus objetivos, próximas etapas e resultados.
1º Workshop de escalada – Pedra do Catolé
Escaladores profissionais e iniciantes participaram, na tarde do dia 18 de setembro, do 1º Workshop de Escalada na Pedra do Catolé. As equipes da DNAventura-RJ e Aventura Ecológica-PB montaram uma estrutura para dar instruções de segurança aos participantes antes de escalar a Pedra.
De acordo com Maurício Votre, diretor da DNAventura, instruções para os participantes garantiram maior segurança. “Nosso trabalho tem que ser feito com muita cautela e atenção, evitando riscos de acidentes, por isso, conferimos várias vezes nosso equipamento”, disse.
Além das equipes, participaram do evento, escaladores profissionais do Nordeste e adeptos do esporte de todo Brasil. Para o montanhista do Rio de Janeiro, Gustavo Silvano, o workshop mostrou o potencial da região. “Já viajei muitos lugares do mundo, mas só aqui pude ver rochas tão fortes, isso mostra o quanto a Paraíba pode explorar a escalada em regiões como Pedra Branca e Nova Olinda”, concluiu.
No evento foi discutida a possibilidade de Pedra Branca e Nova Olinda sediar o X Encontro de Escaladores do Nordeste em 2011. Esse ano acontece em novembro em Brejo da Madre de Deus-PE.
3ª Caminhada da natureza “Trilha Alto da Serra”
Na manhã do dia 19, foi a vez dos mochileiros e andarilhos do Brasil explorarem a região. Na terceira edição, a Caminhada já é marco no calendário do sertão paraibano.
Cerca de 100 pessoas puderam conferir o visual do alto da vegetação dos municípios percorrendo 9 km de aclive de nível pesado. Para Silas Porto, representante da Anda Brasil, a Caminhada já faz parte do seu roteiro de eventos anuais. “Sempre participo de trilhas e caminhadas na Paraíba, nosso objetivo até dezembro é completar 50 trechos em 2010, precisamos divulgar nosso potencial para todo Brasil”, falou Silas.
O encerramento do evento se deu na Barragem do Saco de Nova Olinda, onde os participantes puderam tomar banho e desfrutar da paisagem do sertão. Na cidade, o almoço de confraternização, reuniu as prefeituras de Pedra Branca e Nova Olinda e representantes do Sistema FAEPA-SENAR com os participantes do evento.
Segundo o presidente do Sistema FAEPA/SENAR-PB, Mário Borba, o turismo rural aparece como um dos segmentos que mais cresce no Brasil e o potencial do Vale do Piancó não pode ser desperdiçado. “A região é riquíssima em atrativos e com certeza vai trazer muita gente. Para o produtor rural da região é mais uma oportunidade de geração de renda e crescimento”, afirmou.
Assessoria de Comunicação Social FAEPA-SENAR
(83) 3048 6078 / 9988 6475