14 de março de 2024

Sistema inicia avaliação de animais no ciclo chuvoso do projeto Forrageiras


Jocelio Oliveira

O Sistema Faepa Senar Paraíba deu início a uma nova fase do projeto Forrageiras para o Semiárido, com a entrada de 24 ovinos para engorda com capins selecionados na fase 1 do projeto. Os técnicos do projeto fizeram a vermifugação, vacinação e pesagem dos animais que, inicialmente, ficarão divididos em dois piquetes com oferta dos capins massai e buffel.

O objetivo desta fase é analisar a curva de desenvolvimento dos ovinos no período chuvoso, para realizar a comparação com o ciclo já realizado anteriormente, em condições de estiagem, na Unidade de Referência Tecnológica (URT) de Assunção.

“O resultado do projeto vai auxiliar os produtores da região na escolha do capim que melhor se adapta às mudanças climáticas, o que consequentemente melhora a qualidade no rendimento do produtor”, afirma o assessor técnico da Faepa, Jair Correia.

Os animais avaliados tinham peso médio em torno de 21kg e deverão permanecer no pasto até alcançarem o peso de abate, definido em 32kg. A expectativa é de que eles tenham um ganho diário de 100g, com um ciclo total em torno de 110 dias. 

Jair Correia, assessor técnico da Faepa

Além dos capins massai e buffel, a previsão é de que em torno de 30 dias o lote de ovinos também seja distribuído em outros dois piquetes com tamani e aruanã, que ainda não atingiram a capacidade de suporte ideal.

Na testagem do período seco, era fornecido um maior número de concentrado para os animais, nesse novo período a porcentagem é de 80% de volumoso e 20% de concentrado. Em comparações iniciais também foram percebidas que há maior volume por área de matéria verde, neste novo ciclo. 

“Além dessa, teremos mais duas avaliações, uma no período de estiagem ainda esse ano e no próximo ano analisar novamente o período chuvoso, assim no ano que vem finalizamos o projeto com a amostragem dos resultados” explica Jair.

Além do assessor técnico da Faepa, acompanharam o andamento do projeto a  supervisora do projeto pela CNA, Alenilda Carvalho, e o técnico do programa, e presidente do Sindicato de Juazeirinho, Humberto Gonçalves. 

O projeto Forrageiras é uma parceria entre o Sistema CNA/Senar, a Embrapa e as Federações e administrações regionais do Senar no Nordeste e Minas Gerais.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 14 de março de 2024