1 de agosto de 2019

Sistema Faepa/Senar e Asplan apresentam tecnologia que aumenta a fertilidade dos solos para cana-de-açúcar


Jocelio Oliveira

Com informações da Asplan-PB

Com o objetivo de unir esforços para implantar um projeto desenvolvido pela Embrapa e que envolve a mineração para fertilização de solos na Paraíba, o Sistema Faepa/Senar PPB e a Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan) reuniram produtores e representantes das universidades federais de Pernambuco e da Paraíba num encontro técnico na última quarta-feira (17).

O doutor em Geologia, pela Universidade de Brasília e atualmente pesquisador na Embrapa, Eder de Souza Martins, chamou atenção do público na oportunidade ao expor uma pesquisa que fez sobre a adição de pó de rochas silicadas com a capacidade de alterar positivamente a fertilidade dos solos e explicou a necessidade do solo paraibano.

Participaram do encontro o diretor-secretário da Faepa, Alberto Athayde, o assessor da presidência, Domingos Lélis, a assistente técnico do Senar, Tatiana Pontes e a coordenadora de controles internos, Denise Dantas.

O geólogo Eder de Souza Martins iniciou sua exposição mostrando como a agricultura depende de nutrientes existentes em sua esmagadora maioria, nas rochas. Segundo ele, o nitrogênio é o único que vem da atmosfera e não de rocha.

“O Fosforo, o nitrato, o potássio, o magnésio, calcário, tudo vem de rochas. E uma grande notícia é que estamos em um planeta majoritariamente rochoso”, explicou o palestrante, mostrando que apenas 0,02 % da massa da terra era composta por água e que 99,98% é a soma de rochas. “Temos que aproveitar esse potencial”, defendeu.

Em agosto, haverá um novo momento para discutir esse projeto de mapeamento de necessidades do solo e sua revitalização através do uso de pó de rochas na Paraíba, com um encontro que será realizado em Areia, que contará com a participação do professor e geólogo Eder de Souza Martins, com palestras e cursos, a ser realizado em conjunto pela Asplan, Universidades, Faepa, Senar, Companhia de Recursos Minerais, entre outras entidades.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050
facebook.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 1 de agosto de 2019