28 de outubro de 2021

Programa da Band conta histórias de produtores rurais da Paraíba atendidas pelo Senar


Jocelio Oliveira

O Programa Nosso Agro, do Sistema CNA, contou a história de produtores de leite de cabra do Cariri paraibano atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), e também a integração com o projeto Forrageiras para o Semiárido na Paraíba.

A reportagem mostra a história dos produtores José Neto e Gerson Abdias, ambos são produtores de leite de cabra, situados no Cariri do Estado. No corte eles comentaram sobre as dificuldades enfrentadas na região por falta de chuvas e ressaltaram a importância da Assistência Técnica e Gerencial e do Projetos Forrageiras para o Semiárido, para alcançarem êxito em suas respectivas propriedades.

Ainda no corte José Neto comenta que era produtor de bovinocultura de leite e mudou para o ramo caprinocultura de leite, a sua família sempre aprendeu a superar as adversidades no sertão. Ele iniciou o projeto apenas com quatro cabras. Mais adiante o produtor conheceu o Projeto Forrageiras para o Semiárido e iniciou o aumento da plantação de palma forrageira para alimentar o seu rebanho durante a seca.

Para o Técnico URT de Tenório, Humberto Gonçalves “Não se pode pensar em produzir no semiárido sem ter uma reserva alimentar, é nessa perspectiva que entram a ensilagem, milhetos e muitos outros mecanismos”, comentou.

Com a integração do projeto Forrageira para o semiárido e ATeG o produtor alcançou  grandes resultados em sua propriedade que é mostrada na reportagem abaixo.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Publicado em: 28 de outubro de 2021